Liga Saudita: Al Hilal vence e está a um pequeno passo do título
Equipa de Jorge Jesus alcançou, esta sexta-feira, a 22.ª vitória consecutiva no campeonato
Com Rúben Neves a titular, o Al Hilal venceu o Al Taawoun por 2-0 com golos de Mitrovic, Abdulhamid e Al-Sheri. Foi mais uma exibição convincente da turma de Jorge Jesus, que está a muito próxima de se sagrar campeã saudita.
Sobre a partida desta sexta-feira, para a 30.ª jornada da Liga Saudita, após um início de jogo repartido, o Al Hilal começou a crescer na partida, mas sem se aproximar da baliza adversária. Quem ia acompanhando o jogo – e fez questão de o mostrar – foi Neymar, que ainda está a recuperar de lesão.
Uma pausa à meia hora de jogo, para os jogadores beberem água, foi importante para Jorge Jesus dar instruções à sua equipa: «Quero mais jogadores à frente da área!» Sem surpresas, só Rúben Neves, Michael e Malcom perceberam, à primeira, a ordem.
E foi mesmo um desses que seria decisivo no primeiro golo: Michael libertou-se na direita e fez um cruzamento tirado a régua e esquadro para Mitrovic cabecear, já na pequena área (40’). Foi o primeiro golo do sérvio desde que regressou de lesão, o seu 23.º no campeonato – só Cristiano Ronaldo, com 29, tem mais.
O Al Taawoun ia tendo alguns bons momentos, conseguia trocar a bola e, por vezes, mostrou uma agressividade que causou problemas ao Al Hilal, mas faltou chegada à área à equipa de Pericles Chamusca para poder disputar o resultado.
Deste modo, Michael (o mais irrequieto da sua equipa) criou uma jogada de ataque que terminou com a finalização simples de Abdulhamid (70’).
Este golo decidiu a partida. O Al Taawoun foi-se abaixo animicamente e o Al Hilal geriu o resultado com facilidade. Já no fim do jogo, Michael voltou a criar um golo, desta vez da autoria de Al-Sheri (90+7'), que marcou de calcanhar.
Deste modo, se o Al Nassr perder este sábado com o Al Wehda, fica a 12 pontos do Al Hilal, quando já só poderá ganhar 12 pontos até ao fim do campeonato. Teria que ganhar todos os jogos até ao final e o Al Hilal, que ainda está invicto, perder todos. Para além disso, na 32.ª jornada, quando as equipas se enfrentarem, teria que reverter o resultado de 3-0 sofrido na 1.ª volta do campeonato, uma vez que o confronto direto é o primeiro critério de desempate em caso de igualdade pontual.
Se o Al Nassr vencer o Al Wehda e o Al Hilal ganhar, na próxima terça-feira, ao Al Ahli, repete-se o cenário anterior: as equipas ficam separadas por 12 pontos, a quatro jornadas do fim do campeonato.
Por outras palavras, só uma enorme hecatombe faria com que Jorge Jesus e Rúben Neves não se sagrassem campeões da Arábia Saudita.