Liga Europa: Roma de Mourinho vence Sheriff mas vai mesmo jogar o ‘play-off’
Italianos podem ser adversários do Benfica e SC Braga na eliminatória de acesso aos oitavos da competição
A equipa de José Mourinho chegava à última jornada da fase grupos da Liga Europa a precisar de um milagre… Para além de ter de vencer o Sheriff no Estádio Olímpico de Roma, precisava também que o Slavia Praga perdesse com o Servette, na República Checa, algo que acabou por não acontecer.
Os checos não só venceram tranquilamente, como golearam os suíços e garantiram o primeiro lugar do grupo G, assim como a presença nos oitavos de final. Isto significa que a Roma terminou em segundo e poderá ser adversária das equipas portuguesas, Benfica e SC Braga, no play-off da Liga Europa. O Servette desce à Liga Conferência, enquanto que o Sheriff está eliminado da Europa.
Zalewski assistiu ambos os golos da primeira parte: primeiro Romelu Lukaku, aos 11 minutos, e depois Andrea Belotti, aos 32. O terceiro e último golo do jogo veio já no tempo de compensação da segunda parte... Niccolo Pisilli estreou-se na equipa principal da Roma, a mão de José Mourinho, e logo a marcar! O jovem italiano de apenas 19 anos marcou aos 90+3 a passe de Lukaku, que acabou o jogo com um golo de uma assistência.
Todos os quatro golos do Slavia Praga vieram na primeira parte, primeiro Doudera, aos 15 minutos, depois Schranz, aos 25, e ainda deu tempo para Chytil bisar na partida (30 e 45+1).
No grupo E, o Liverpool, já primeiro classificado, foi à Bélgica perder com o Union St. Gilloise, mas os belgas tiveram de se contentar com o terceiro lugar, por causa da vitória do Toulouse ao LASK, na Áustria. Os franceses garantem assim o segundo lugar e também são possíveis adversários das equipas portugesas no play-off.
Os ingleses começaram a perder, num jogo em que todos os golos surgiram na primeira parte. Amoura fez o primeiro, aos 32 minutos, sendo que o empate veio rapidamente pelo pé de Quansah, ao minuto 40. Nem três minutos passaram e os belgas regressaram à vantagem, graças a uma bela finalização de Cameron Puertas.
O Toulouse bastava não perder, mas até ganhou e, ao contrário do jogo do Liverpool, todos os golos surgiram na segunda parte e não na primeira. Thijs Dallinga inaugurou o marcador cedo, aos 54 minutos, mas Ljubicic fez rapidamente o golo da igualdade, sete minutos depois. Aos 83, os franceses chegaram mesmo à vitória, com Gabriel Suazo a marcar.
O Villarreal precisava de vencer o Rennes, em França, para substituir os franceses no topo do grupo F e conseguiram, num jogo com muitos golos e emoção. No outro jogo, o Maccabi Haifa venceu, também fora, o Panathinaikos, subindo para o terceiro de lugar e eliminando os gregos das competições europeias.
Os espanhóis estiveram a vencer por duas vezes, e por duas vezes perderam essa liderança no marcador, mas à terceira foi de vez. Gerard Moreno fez o primeiro golo, aos 36 minutos, ao converter uma grande penalidade, levando até amarelo nos festejos, mas nem um minuto passou e Lorenz Assignon fez o empate. Na segunda parte, Ilias Akhomach, assistido por Moreno, devolveu a vantagem ao Villarreal, que a perdeu 15 minutos depois com golo de Ludovic Blas, com assistência de um ex-Benfica, Nemanja Matic. O golo da vitória surgiu por Dani Parejo, que marcou segundos após o golo dos franceses. O final foi agitado, chegando aos 105 minutos de jogo, sendo que o Rennes até chegou mesmo a celebrar o golo do 3-3, que lhes daria o primeiro lugar do grupo, mas o VAR anulou-o de forma insólita.
Os gregos foram surpreendidos em casa pelos israelitas, logo aos 20 minutos, por Dean David, sendo que Tjarron Chery até alargou a vantagem no marcador, ao minuto 74. Ioannidis ainda marcou em cima do fim do jogo, mas o Panathinaikos já não foi a tempo e o Maccabi Haifa é quem ocupa a vaga da Liga Conferência.
Por fim, no grupo H, o Bayer Leverkusen, que já tinha garantido o primeiro lugar, faz o pleno (seis vitórias em seis jogos) ao golear o Molde, na Alemanha. Os noruegueses ficam assim eliminados da Liga Europa, descendo para a Liga Conferência, até porque o Qarabag venceu em casa o Hacken (último classificado com zero pontos) e ficou em segundo lugar.
Os golos da equipa de Xabi Alonso foram marcados todos por jogadores diferentes, primeiro Patrik Schick (6'), Tapsoba (22'), Ellingsen (auto-golo aos 25 minutos), Hlozek (60') e Mbamba (70'). Os forasteiros ainda fizeram o golo da consolação por Kitolano.
Esta equipa do Azerbaijão é outra dos possíveis adversários do Benfica e do SC Braga, ao vencer os suecos, com golos de Leandro Andrade e Benzia, na primeira parte. Os visitados tiveram uma expulsão no início da segunda parte, Vesovic aos 56 minutos, e ainda sofreram um auto-golo a segundos do fim, mas aguentaram o resultado e conseguiram os três pontos.
Fim das partidas!
Roma 3-0 Sheriff
Slavia Praga 4-0 Servette
Union St. Gilloise 2-1 Liverpool
LASK 1-2 Toulouse
Rennes 2-3 Villarreal
Panathinaikos 1-2 Maccabi Haifa
Leverkusen 5-1 Molde
Qarabag 2-1 Hacken
90+4' - Golo do Hacken! Badavi Huseynov marca na própria baliza e faz o golo de consolação dos visitantes!
90+3' - Golo da Roma! Niccolo Pisilli estreou-se pela equipa principal da Roma e logo com um golo! O jovem de apenas 19 anos faz o terceiro golo dos italianos, a segundos do jogo terminar!
89' - Golo do Panathinaikos! Fotis Ioannidis reduz para a equipa da casa e os gregos ficam a apenas um golo de continuarem na Europa!
83' - Golo do Toulouse! Franceses voltam a estar em vantagem, graças a Gabril Suazo, e ficam muito perto de garantir o segundo lugar!
80' - Golo do Villarreal! Nem um minuto passou e os espanhóis regressaram à liderança do marcador (e do grupo), com um golo de Dani Parejo, assistido por Alex Baena.
79' - Golo do Rennes! Ludovic Blas, com assistência do ex-Benfica Nemanja Matic, consegue o empate a dez minutos do fim e os franceses voltam a estar em primeiro lugar do grupo!
76' - Golo do Molde! Eric Kitolano faz o golo da consolação dos noruegueses, que vão jogar o play-off da Liga Conferência!
75' - Golo do Maccabi Haifa! Tjarron Chery marca para os israelitas e os gregos do Panathinaikos podem mesmo ficar fora das competições europeias!
70' - Golo do Leverkusen! Mbamba é o quinto marcador diferente da noite para os alemães, que já vencem por 5-0!
63' - Golo do Villarreal! Os espanhóis voltam a estar na frente do marcador, desta vez graças a um golo de Ilias Akhomach, assistido pelo jogador que marcou o primeiro, Gerard Moreno!
61' - Golo do LASK! Marin Ljubicic faz o empate para a equipa da casa, que volta a ter esperanças de não ser já eliminada das competições europeias!
60' - Golo do Leverkusen! A equipa de Xabi Alonso não parece abrandar e Adam Hlozek faz o quarto para os alemães, que vão conseguir a sexta vitória em seis jogos da fase de gurpos da Liga Europa!
56' - Expulsão para o Qarabag! Marko Vesovic vê o cartão vermelho (direto) e a equipa da casa, embora esteja a ganhar 2-0, fica a jogar com dez, a trinta minutos do fim!
54' - Golo do Tolouse! Thijs Dallinga marca para os franceses, que assim ficam muito perto de garantir o segundo lugar do grupo!
Intervalo nas partidas!
Roma 2-0 Sheriff
Slavia Praga 4-0 Servette
Union St. Gilloise 2-1 Liverpool
LASK 0-0 Toulouse
Rennes 1-1 Villarreal
Panathinaikos 0-1 Maccabi Haifa
Leverkusen 3-0 Molde
Qarabag 2-0 Hacken
45+4' - Golo do Qarabag! Yassine Benzia, ex-Lyon, faz o segundo dos visitados e a equipa da casa está bastante perto de garantir a continuidade na competição!
45+1' - Golo do Slavia Praga! Chytil bisa na partida e praticamente que confirma a presença dos checos nos oitavos de final da Liga Europa, deixando a Roma de José Mourinho no segundo lugar!
43' - Golo do Union St. Gilloise! Os belgas recuperam a vantagem no marcador, graças a um belo golo de Cameron Puertas!
40' - Golo do Liverpool! Canto para os forasteiros e Jarell Quansah chuta com força para o fundo das redes, sem hipóteses para o guarda-redes do Union St. Gilloise!
37' - Golo do Rennes! Bela reação dos franceses, que marcam imediatamente após sofrerem! Lorenz Assignon foi o autor do golo e devolve a igualdade no marcador, que permitiria ao clube ficar em primeiro lugar!
36' - Golo do Villarreal! Gerard Moreno converte uma grande penalidade para os espanhóis, que, com este resultado, substituem o Rennes no topo do grupo F! O avançado espanhol ainda leva amarelo nos festejos!
33' - Golo do Union St. Gilloise! Liverpool está a perder na Bélgica, com um golo de Amoura!
32' - Golo da Roma! Belotti cabeceia para o fundo das redes, após uma grande de defesa de Koval (e um excelente passe de Renato Sanches), e os italianos estão a vencer por 2-0!
30' - Golo do Slavia Praga! Chytil faz o terceiro golo dos checos, a passe de Doudera (que fez o primeiro) e a Roma parece não ter hipóteses de chegar ao primeiro lugar do grupo G!
26' - Golo do Leverkusen! Depois de Shick e Tapsoba, agora é a vez de um jogador do Molde fazer golo para os alemães: Martin Ellingsen marcou na própria baliza e Xabi Alonso já vence por 3-0!
25' - Golo do Slavia Praga! Ivan Schranz faz o segundo dos checos e as esperanças da Roma em chegar ao primeiro lugar reduzem-se drasticamente!
22' - Golo do Leverkusen! Mais um dos alemães, desta vez foi Tapsoba, ex-Vitória de Guimarães, que alarga a vantagem no marcador!
20' - Golo do Maccabi Haifa! Dean David marca ao Panathinaikos e os israelitas substituem os gregos no lugar de acesso ao play-off da Liga Conferência!
15' - Golo do Slavia Praga! Más notícias para a equipa de José Mourinho, que vê David Doudera a marcar ao Servette, e assim os checos ficam no topo do grupo!
11' - Golo da Roma! Cruzamento rasteiro de Zalewski e Romelu Lukaku só tem de encostar, numa bela jogada coletiva!
7' - Golo do Leverkusen! Patrik Shick, que recentemente regressou de lesão (e já fez dois golos), marca o primeiro da equipa de Xabi Alonso e os alemães estão a caminho de fazer o pleno: seis vitórias em seis jogos!
1' - Golo do Qarabag! Leandro Andrade inaugura o marcador para a equipa da casa e, com este resultado, o clube está apurado para o play-off da Liga Europa!
Começam as partidas!
Roma-Sheriff
Slavia Praga-Servette
Union St. Gilloise-Liverpool
LASK-Toulouse
Rennes-Villarreal
Panathinaikos-Maccabi Haifa
Leverkusen-Molde
Qarabag-Hacken
A equipa escolhida por José Mourinho, com Renato Sanches de regresso à titularidade:
O onze do Sheriff: Koval; Garananga; Tovar; Apostolakis; Badolo; Talal; Ricardinho (C); João Paulo; Artunduaga; Ankeye; Ngom Mbekeli
O onze do Slavia Praga:
O onze do Servette:
A equipa do Union St. Gilloise:
A equipa do Liverpool:
A equipa do LASK:
A equipa do Toulouse:
O onze do Rennes:
O onze do Villarreal:
O onze do Panathinaikos, com Sporar no banco:
O onze do Maccabi Haifa: Kaluf; Sundgren; Gershon; Seck; Cornud; Chery (C); Show; Mohamed; Hajaj; David; Pierrot
A equipa do Bayer Leverkusen, com Grimaldo no banco:
A equipa do Molde:
A equipa do Qarabag:
A equipa do Hacken:
Boa tarde! Apesar de ser complicado, Mourinho aponta ao primeiro lugar do grupo G da Liga Europa, sendo que para isso acontecer, têm de vencer em Roma o Sheriff e esperar que o Slavia Praga perca, também em casa, com o Servette. Caso contrário, a equipa italiana irá participar no play-off de acesso aos oitavos de final da competição, onde enfrentará um dos terceiros lugares da Liga dos Campeões, incluindo Benfica e SC Braga.
O Liverpool já garantiu o primeiro lugar no grupo E, mas as restantes equipas ainda lutam pelos seus objetivos, sendo que os ingleses vão ao terreno do Union St. Gilloise. Os belgas têm de vencer e esperar uma derrota do Toulouse na Áustria, com o LASK, para continuarem na competição, mas uma derrota e a vitória dos austríacos eliminaria-os da Europa. Para os franceses basta um empate para marcar presença no play-off.
No grupo F há dois duelos diretos: Rennes e Villarreal lutam pelo topo do grupo, em França, enquanto que o Panathinaikos recebe o Maccabi Haifa, pelo terceiro lugar rumo à Liga Conferência. As equipas da casa não podem perder para manterem a sua posição na tabela.
Por fim, o Bayer Leverkusen venceu todos os jogos no Grupo H e já garantiu com facilidade o primeiro lugar, enquanto que o Hacken perdeu todos e está fora das competições europeias. Restam Qarabag e Molde, que estão empatados em pontos e lutam pelo segundo lugar, embora a vantagem no confronto direto seja da equipa do Azerbaijão. Os noruegueses jogam na Alemanha e têm a difícil tarefa de ganhar mais pontos que o Qarabag, nesta última jornada, que recebe o Hacken.
Já são 12 os clubes que garantiram a continuidade na Liga Europa (incluindo o Sporting), seja em primeiro ou segundo lugar, mas faltam quatro apurarem-se: Bétis, Rangers ou Sparta Praga (dois deles passam), Toulouse ou Union St. Gilloise e Qarabag ou Molde.
Acompanhe em direto os jogos decisivos da Liga Europa às 17h45!