Liga entra no 3.º ato mas vai parar de novo
Moreirense vence em Arouca; Benfica tenta a paz... e o primeiro lugar; SC Braga em Barcelos; FC Porto joga amanhã e Sporting na segunda
Dezoito longos dias depois, a Liga portuguesa está de volta. Esta sexta-feira, o Moreirense foi à serra da Freita vencer o Arouca por 1-0, no arranque da 9.ª jornada, o que lhe permite agarrar o sétimo lugar e coloca o Arouca em perigo de se tornar último.
Tratou-se, desde agosto, do segundo reatamento após paragens competitivas determinadas pelas datas FIFA (fins de semana de 11/12 de setembro e 14/15 de outubro) e pela disputa da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, no fim de semana passado.
Mas há mais à porta! Disputar-se-ão, agora, mais três rondas e eis que surgirá nova interrupção para encontros das seleções nacionais, na semana do futebol de UEFA Qualifiers para o Euro-2024, de 16 a 21 de novembro. Portugal desloca-se ao Liechtenstein a 16 (quinta-feita) e recebe o Luxemburgo, em Alvalade, a 19 (domingo).
Após os encontros internacionais sobe de novo ao palco a Taça de Portugal, com a 4.ª eliminatória, no fim de semana de 25 e 26 de novembro.
Tensão na Luz
Apesar de três dos candidatos ao título atuarem fora de casa (já lá iremos), parece consensual que é no Estádio da Luz, já às 18 horas de sábado, que se acumulará maior tensão. Não propriamente pelo desempenho na Liga — sete vitórias consecutivas após o desaire inaugural no Bessa — mas pelas derrotas, sem golos marcados, nas três primeiras jornadas da Liga dos Campeões.
Na conferência de imprensa que antecede os jogos, Roger Schmidt lembrou, ontem, o percurso encarnado dentro de portas, mas não escondeu alguma perplexidade com as atuações europeias.
O Benfica recebe o Casa Pia em busca de duas coisas essenciais: paz e... o primeiro lugar, que atingirá em caso de vitória e manterá até, pelo menos, segunda-feira.
Teste ao líder
Isto sucede porque o Sporting, atualmente na liderança, só nesse dia visitará o Estádio do Bessa, precisamente onde o Benfica caiu. O Boavista, que até já foi primeiro esta época, não deverá tornar fácil a vida dos leões, ainda por cima vindos de um meio fracasso na Polónia, associado ao cansaço de mais de 80 minutos com dez jogadores e da viagem.
Situação semelhante à do Benfica vive o SC Braga, que em caso de vitória este sábado sobre o Gil Vicente, em Barcelos, iguala o FC Porto no terceiro lugar pelo menos até domingo, dia em que os dragões visitam Caldas de Vizela já a saber se poderão, ou não, isolar-se no segundo posto.
O sábado abre, às 15.30 horas, com o Portimonense-Estoril. Os canarinhos vivem tempos difíceis no fundo da tabela, mas nesta fase qualquer vitória torna tudo mais cor de rosa. Veja-se o caso do Chaves, por exemplo, que ocupou aquele posto e desde a entrada de Moreno Teixeira já saiu dos lugares de descida. Ainda este sábado, a partir das 18 horas, estará de visita ao europeu Vitória de Guimarães.