15 novembro 2023, 15:42
‘Joãonevista’, ‘Antóniosilvista’, Benfiquista
Falar de João Neves ou de António Silva é falar do Benfica naquilo que tem de melhor e mais especial
Novo estudo do Observatório do Futebol (CIES) analisou conjuntos com a maior percentagem de minutos jogados por futebolistas formados nos clubes
O Benfica é a equipa da Liga que tem concedido a maior percentagem de minutos a jogadores da sua formação, segundo um novo relatório do CIES.
As águias, que lideram o campeonato, viram jogadores da sua formação (com uma média de idades de 22,3 anos de idade) participarem em 25,9% de todos os minutos jogados pelo plantel, até ao momento.
15 novembro 2023, 15:42
Falar de João Neves ou de António Silva é falar do Benfica naquilo que tem de melhor e mais especial
Em Portugal, o Boavista é a segunda equipa desta classificação, com 23,7%, tendo utilizado seis jogadores da sua formação – isto ocorre na sequência da equipa de Petit estar impedida pela FIFA de contratar novos jogadores.
Seguem-se FC Porto (21,9%) e o Sporting (16,9%) na classificação, que também revela seis equipas da Liga que ainda não utilizaram qualquer jogador da sua formação: Portimonense, Estrela da Amadora, Casa Pia, FC Vizela, Moreirense e GD Chaves.
No que toca às cinco principais ligas europeias, o Athletic Bilbao é a 1.ª equipa deste ranking, tendo jogadores da sua formação jogado em 68,9% minutos da La Liga até ao momento. Tal ocorre, em parte, devido à política centenária do clube de só contratar jogadores da sua região de Espanha, o País Basco.
Seguem-se ainda o Lyon (45,6%) e a Real Sociedad (45,4%), curiosamente, outro clube localizado no País Basco espanhol, se bem que o adversário do Benfica na Liga dos Campeões não tem a mesma política que o seu rival, o Athletic.