Liga: 31.ª jornada pode dar campeão
Miguel Nunes

Liga: 31.ª jornada pode dar campeão

NACIONAL22.04.202401:25

Sporting abre possibilidade de fazer a festa no próximo fim de semana; Leões jogam no Dragão, um dia depois do Benfica-SC Braga; FC Porto recuperou pódio em Rio Maior

O adversário recomendava prudência, até por estar na luta pelo 3.º lugar, mas o líder Sporting voltou a ser imperial frente ao Vitória de Guimarães e conseguiu um triunfo categórico, por 3-0, com um bis de Gyokeres. A equipa de Rúben Amorim fica assim a duas vitórias de assegurar o título, mas com o resultado de ontem abriu, desde já, a possibilidade de festejar o título na 31.ª jornada, a próxima.

As contas ficarão hoje mais claras, com a visita do Benfica ao Farense, a fechar a ronda 30, mas é certo que os leões podem entrar em comemorações já no próximo de semana.

Por agora o Sporting fica, à condição, com 10 pontos de vantagem sobre o Benfica, que pode reduzir a diferença no Algarve. Mas se no final da próxima jornada a distância entre rivais for igual, pelo menos, então o título fica entregue.

O Sporting visita o FC Porto no domingo, dia 28 de abril, e até pode entrar no relvado do Dragão já com as faixas ao peito, mas para isso seria necessário que o Benfica fosse derrotado tanto em Faro como na receção ao SC Braga, na véspera do clássico.

A equipa de Rúben Amorim sabe também que um empate no Porto será suficiente para o título se o Benfica não fizer dois pontos, pelo menos, entre segunda-feira e sábado.

Um triunfo no Dragão garantirá sempre festa leonina se o Benfica não somar quatro pontos, no mínimo, entre Farense e SC Braga.

Dragão recupera pódio

Um dia depois do triunfo do SC Braga sobre o Vizela, que deixou a equipa agora orientada por Rui Duarte isolada no 3.º lugar da Liga, à condição, o FC Porto recuperou o último lugar do pódio ao vencer o Casa Pia, em Rio Maior (2-1).

Dragões e arsenalistas, que se defrontam na última jornada, estão em igualdade pontual, agora com cinco pontos de vantagem sobre o V. Guimarães, derrotado em Alvalade.

Fundo mais distante

O polémico empate do Chaves com o Estoril (2-2) não trouxe alterações profundas na luta pela permanência, mas deixou o Vizela um pouco mais afundado no último lugar da tabela classificativa, até porque o Portimonense também somou um ponto, na visita a Famalicão (2-2).

Fim de semana escaldante

Fica então a faltar o Farense-Benfica para fechar as contas da 30.ª jornada, mas já não restam dúvidas de que o próximo fim de semana será escaldante, desde logo pelos duelos entre os quatro primeiros classificados da tabela da Liga.

O Sporting faz contas à possibilidade de fechar o título, e logo na ronda em que visita um FC Porto que na véspera do clássico vai conhecer o desfecho das eleições mais conturbadas da sua história recente.