Jovem do Marselha suspenso por... dar os parabéns a Mbemba
Mbemba foi despedido pelo Marselha. Foto: IMAGO
Foto: IMAGO

Jovem do Marselha suspenso por... dar os parabéns a Mbemba

INTERNACIONAL15.08.202420:45

Descrição utilizada no 'post' por parte de Rayan Hassad foi vista como provocatória pela estrutura do emblema francês

Rayan Hassad, jovem jogador do plantel de reservas do Marselha, diz ter sido suspenso por ter publicado nas redes sociais uma mensagem de parabéns a Chancel Mbemba, antigo defesa-central do FC Porto que está na iminência de ser despedido após ter dedicado um gesto obsceno ao presidente do clube, Pablo Longoria, e a Al Zarrak, diretor da equipa de reservas.

«Feliz aniversário, primo», dizia a publicação do médio de 18 anos, algo que foi visto como uma provocação por parte da estrutura do emblema do sul de França, uma vez que Mbemba utilizou várias vezes esse grau de parentesco para apelidar Zarrak na discussão que ambos tiveram.

Através de um comunicado partilhado nas redes sociais, Rayan Hassad confirmou o sucedido e pediu desculpas por ter ofendido a direção e os adeptos do Marselha.

«Fui suspenso preventivamente pelo Olympique, na sequência de uma publicação no Instagram em que desejei um feliz aniversário a um colega de equipa [Chancel Mbemba]. Quero deixar claro que, em nenhum momento, quis causar qualquer dano ao meu clube ou à minha direção. Foi uma simples mensagem de aniversário, como estou habituado a fazer com os outros colegas de equipa. Se feri os sentimentos de alguém, peço desculpa, mas nunca foi essa a minha intenção», pode ler-se no comunicado partilhado pelo jovem atleta.

Rayan Hassad tem partilhado o balneário com Mbemba nos reservas do Marselha. Foto: @rayan_hassad

Dispensado por Roberto de Zerbi para esta temporada, Mbemba tinha sido relegado para o plantel de reservas do Marselha, porém, depois de um jogo de preparação diante RC Grasse, informou que não pretendia continuar a competir por esse escalão e que não iria estar presente no próximo jogo, uma vez que seria um dia após o seu 30.º aniversário.

Perante a recusa ao pedido por parte Al Zarrak, o defesa-central ameaçou que iria simular uma lesão para não jogar, tendo esta situação servido de rastilho para uma discussão que terminou com a realização do gesto já mencionado.

Mbemba estava no clube desde 2022, altura em que deixou o FC Porto a custo zero. Pelos OM realizou 85 jogos e apontou 13 golos e três assistências. Segundo a RMC, o defesa já foi despedido, porém o Marselha ainda não fez qualquer comunicado a anunciar a decisão.