Joshua Wynder: a nova aposta de Lage que foi estrela nos EUA e quer brilhar na Luz
Joshua Wynder estreou-se pelo Benfica frente ao Tirsense (Imago)
Foto: IMAGO

Joshua Wynder: a nova aposta de Lage que foi estrela nos EUA e quer brilhar na Luz

NACIONAL10.04.202516:33

Central americano chegou ao Benfica em 2023 e fez a estreia na equipa principal dos encarnados na vitória sobre o Tirsense

A vitória do Benfica sobre o Tirsense ficará para sempre na memória de Joshua Wynder. Aos 76 minutos e já com um confortável 4-0 para os visitantes, Bruno Lage decidiu lançar o central na partida, naquela que foi a estreia do americano com a camisola da equipa principal das águias.

Já depois da partida, o jogador de 19 anos recorreu às redes sociais para reagir ao feito: «É um enorme orgulho estrear-me na equipa principal. Carrega Benfica

No entanto, a história de Wynder no Benfica (e no futebol) começa muito antes do dia 9 de abril de 2025...

Do 'soccer' para o futebol

Nascido em Louisville, no estado do Kentucky, Wynder desde cedo começou a brilhar pela equipa local. Estreando-se a nível sénior com 16 anos, aos 17, o central já era um jogador crucial para o Louisville City. Nesse ano de 2022, atuou em 27 jogos, apontou dois golos e ajudou a equipa a chegar à final dos playoffs do USL Championship - o segundo escalão do futebol norte-americano. Ainda nessa temporada, foi distinguido com o prémio de Melhor Jogador Jovem do ano.

«Nem sequer foi na vertente futebolística que aprendi mais. Acho que foi mais a nível da mentalidade, como fazer as coisas certas em campo e aprender com os jogadores mais velhos. Essa foi a coisa mais importante para mim nesta temporada», disse Wynder, numa entrevista ao Transfermarkt, na altura.

Joshua Wynder no Louisville City (USL Championship)

Além do sucesso no clube, Wynder era já uma certeza nas seleções jovens americanas, resgistando 11 internacionalizações e a presença no Campeonato do Mundo sub-20, em 2023, onde a seleção americana chegou aos quartos de final.

As boas exibições em solo norte-americano atraíram as atenções do Benfica. Em 2023, e já depois de ter estado à experiência no clube - onde impressionou os responsáveis encarnados -, as águias desembolsaram 1,2 milhões de dólares (pouco mais de 1,1 milhões de euros) para assegurarem a contratação do atleta, naquela que foi a transferência mais cara da história do USL Championship.

O sonho 'Champions' e a afirmação

Chegado a Portugal para integrar a equipa B benfiquista, logo na apresentação, Wynder não escondeu a ambição de chegar aos mais altos patamares: «O meu sonho de criança é jogar a UEFA Champions League. É um objetivo que quero cumprir.»

E o sonho pode não estar longe.

Esta época está a ser claramente de afirmação. O americano titular absoluto da formação segundária encarnada e um dos pilares da equipa, somando 26 jogos na Liga 2, com quatro golos apontados (fez também duas partidas nos sub-23).

A sua evolução não está a passar despercebida a Bruno Lage, que premiou o trabalho de Joshua Wynder na passada quarta-feira e irá certamente manter o central debaixo de olho para o futuro. Estará encontrado o novo patrão da defesa encarnada?

Sugestão de vídeo

0 seconds of 1 minute, 16 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:16
01:16
 
0