João Muniz: da qualificação para o Euro sub-19 à primeira equipa leonina

Sporting João Muniz: da qualificação para o Euro sub-19 à primeira equipa leonina

NACIONAL26.03.202320:31

Portugal vai estar presente na fase final do Campeonato da Europa de sub-19, que se realiza em Malta, de 3 a 13 de julho. A qualificação foi garantida sábado, logo à 2.ª jornada da Ronda de Elite, com uma esclarecedora vitória (3-0) sobre a República Checa.

Se a Seleção Nacional se revelou inspirada no plano ofensivo, defensivamente voltou a evidenciar uma competência extraordinária. Tal como no primeiro encontro, a sua baliza voltou a estar blindada a todas as investidas contrárias. De momento, a equipa liderada por Joaquim Milheiro é uma das três – e a única já apurada – com um registo imaculado nesta fase da qualificação quanto a golos sofridos, à semelhança da Espanha (4-0 em golos, mas só quatro pontos) e da Eslovénia (0-0 em golos e com apenas dois pontos conquistados).

O foco incide, naturalmente, nos elementos da defesa e há um nome que se destaca nesse alinhamento. Com apenas 17 anos, João Muniz é o mais novo do elenco luso e do Grupo 4 em que a formação das quinas está inserida. O defesa-central madeirense, natural da Ribeira Brava, não só foi titular nos dois encontros disputados – também no inaugural, diante da Suécia (1-0) – como não falhou sequer um minuto da competição. Pormenor que realça ainda mais a sua proeza, visto que em 180 minutos de ação não cometeu uma única falta!

Foram desempenhos com estes que cedo despertaram a atenção de Rúben Amorim, treinador da primeira equipa do Sporting, clube ao qual o jovem craque está vinculado até 2024.

De tal forma que a sua aparição em treinos do plantel principal é uma realidade desde 2021/22. Do alto dos seus 191 centímetros, o futebolista que veste de verde e branco desde 2019, e que é representado pela ProEleven, revela-se um jogador inteligente, de processos muito eficazes e tecnicamente evoluído, com a particularidade de ter o esquerdo como o preferencial. Qualidades altamente apreciadas por Rúben Amorim, técnico que nunca viu a aposta na juventude como um problema.

Atendendo ao seu nível de afirmação, com base num valor insuspeito e em inequívocas provas de maturidade dadas ao serviço da equipa B, dos sub-23 e dos sub-19 sportinguistas - neste escalão, vai mesmo disputar a final four da Youth League, a Champions League dos mais novos -, é com naturalidade que João Muniz é apontado à primeira equipa dos leões. Com presença certa no Euro do próximo verão, a promoção do defensor já esteve, naturalmente, mais longe…