IPDJ pede esclarecimentos à FPF sobre cooptação de vice-presidente
Rui Caeiro (Foto: Eduardo Oliveira/A BOLA)

IPDJ pede esclarecimentos à FPF sobre cooptação de vice-presidente

NACIONAL04.04.202513:02

Rui Pereira Caeiro, antigo diretor executivo da Liga, transitou com Pedro Proença sem ter sido eleito nas listas candidatas ao escrutínio de 14 de fevereiro

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) pediu esclarecimentos à FPF (Federação Portuguesa de Futebol) sobre a cooptação provisória de Rui Pereira Caeiro para vice-presidente de Pedro Proença, avança esta sexta-feira a agência Lusa.

Embora a FPF considere que a nomeação de Rui Caeiro para a posição federativa na Liga se trate de uma decisão «ao abrigo das disposições estatutárias e legais aplicáveis», esta visão não é consensual, tendo fontes contactadas por A BOLA defendido que o lugar deve ser ocupado por um dirigente «eleito e escrutinado».

O organismo responsável pelo cumprimento do Regime Jurídico das Federações Desportivas tem estado «a analisar a situação e solicitou esclarecimentos à FPF», depois de o antigo diretor executivo da Liga ter transitado com Pedro Proença, sem ter sido eleito nas listas candidatas ao escrutínio de 14 de fevereiro.

Segundo a mesma entidade, a 4 de março Rui Pereira Caeiro foi nomeado pelo «presidente da FPF como novo representante da FPF na direção da LPFP», um dia depois de ter participado «na reunião realizada na tarde desta segunda-feira [3 de março], a primeira sob a presidência de Helena Pires».

Sublinhe-se que a primeira reunião da direção liderada por Pedro Proença ocorreu a 18 de março, quando foi validada e anunciada a nova estrutura organizacional da FPF, com Rui Caeiro como um dos vice-presidentes, juntamente com José Fontelas Gomes e Helena Pires.

O facto de Rui Caeiro surgir na vice-presidência, com a pasta do Mundial 2030, foi a novidade, além da nova era na relação com a LPFP. Depois, e sem qualquer anúncio de alteração por parte da FPF, Rui Caeiro permanece na página da constituição da direção mas sem o estatuto de vice-presidente.

Sugestão de vídeo:

Tottenham saiu derrotado de Stamford Bridge por causa do golo solitário de Enzo Fernández, numa partida em que o VAR anulou outros dois tentos. #DAZNPremier
0 seconds of 6 minutes, 58 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
06:58
06:58