Inglaterra é o maior mercado de venda dos clubes portugueses
Gonçalo Ramos e Darwin Nuñez no Benfica (Foto ASF)

Inglaterra é o maior mercado de venda dos clubes portugueses

NACIONAL25.02.202418:30

Estudo do CIES revela que Espanha e França aparecem um pouco abaixo no que respeita aos destinos preferidos para as transferências

Os clubes portugueses têm uma clara tendência para transferir jogadores para... Inglaterra. É uma conclusão do mais recente estudo do Observatório do Futebol (CIES), que coloca Espanha e França a completar o pódio.

Os dados recolhidos compreendem o período entre 2014 e 2023, sendo que 30% das transferências do futebol português foram para o mercado inglês, no valor total de 1,2 mil milhões de euros. No topo da lista aparecem nomes como Darwin Nuñez, Enzo Fernández e Rúben Dias... Para Espanha, 19%, no valor de 752 milhões de euros. João Félix foi o recorde absoluto, quando saiu do Benfica para o Atlético de Madrid em 2019. França tem 13%, com 508 milhões. Um mercado em clara ascendência com o Paris SG a receber jogadores como Gonçalo Ramos, Danilo Pereira, Vitinha e Nuno Mendes.

Além das transferências internas, também contabilizadas e bastante abaixo do pódio, aparece ainda na lista Itália, Alemanha e Rússia entre os países europeus que mais recebem jogadores que se transferem do futebol português.

De referir ainda que, noutra perspetiva, Portugal não aparece sequer entre os países que mais contratam jogadores do futebol brasileiro, apesar de ser um mercado claramente preferencial. No topo estão Espanha, Inglaterra e o próprio Brasil. Portugal tem apenas 7% de transferências.