Independiente del Valle suspende jogador por falsificação de identidade
Clube equatoriano descobriu que o avançado Alexander Bolaños, na verdade, tem outro nome e mais cinco anos do que alegava
Através de um comunicado publicado esta sexta-feira, o Independiente del Valle, do Equador, anunciou que rescindiu contrato com o avançado Alexander Bolaños. O motivo, de acordo com o clube, estava relacionado com falsificação de documentos por parte do jogador.
«O IDV [Independiente del Valle] informa que rescindiu o contrato com Alexander Bolaños por falsificação de documentos, uma vez que a entidade responsável e administradora do futebol equatoriano comprovou e puniu o jogador. O clube sente muito por esta situação dececionante. Expressamos o nosso total repúdio a este tipo de práticas no futebol do Equador», escreveu o clube no comunicado.
Foi descoberto que Alexander David Bolaños Casierra, na realidade, chama-se Jancer Romario Bolaños Casierra. Contudo, não foi apenas o nome de Bolaños que estava alterado, a idade do jogador também era falsa. O atleta, que alegadamente teria nascido em dezembro de 1999 (24 anos), afinal nasceu em maio de 1994 (30 anos).
Alexander Bolaños (que afinal é Jancer), terá usado a identidade do seu irmão mais novo. Os documentos foram alterados em 2012, quando ainda era menor de idade, para fazer uma mudança de equipa. Quem o afirmou foi o empresário Genaro Huacón, que declarou à imprensa que teria estado envolvido no processo que levou à troca de identidade.
O jogador estava sob investigação da federação de futebol do Equador há alguns meses e estava a treinar separado do resto do plantel do Independiente del Valle. A entidade comunicou, esta sexta-feira, a suspensão do atleta por três anos e o clube rescindiu o contrato imediatamente.