Há um treinador português campeão na Arábia Saudita
Rodolfo Correia com o troféu de campeão (DR)

Há um treinador português campeão na Arábia Saudita

INTERNACIONAL24.03.202419:32

Rodolfo Correia, ao serviço do Al Ula FC, venceu a Division 3, dias depois de ter assegurado a subida à Division 2

O futebol português está muito bem representado na principal liga da Arábia Saudita. Além dos jogadores Cristiano Ronaldo, Otávio, Rúben Neves, Jota, Tozé, Fábio Martins, Ivo Rodrigues, André Moreira e Pedro Rebocho, há os treinadores Jorge Jesus, Luís Castro, Vítor Pereira e Pedro Emanuel.

O perfume português não se esgota, porém, nestes 13 homens. Nem na Saudi Pro League. Ontem, outro treinador português sagrou-se campeão da Division 3 da Arábia Saudita: Rodolfo Correia, 47 anos, antigo jogador de Estrela da Amadora, FC Porto, Beira-Mar, Varzim, Académica e Clermont. Ao lado da sua equipa técnica: Rui Gonçalves, Vitor Santos, João Gomes e Khalil.

Ao serviço do Al Ula FC, venceu a terceira liga do país, pouco depois de ter assegurado a subida à segunda divisão saudita, mesmo tendo cinco pontos de atraso para o primeiro. Na final do campeonato, entre o Al Ula FC e o Al-Anwar, o 2-2 nos 120 minutos  (1-1 nos 90’) teve de ser desempatado através de grandes penalidades, tendo o Al Ula FC sido mais forte e vencido por 8-7, em jogo disputado no Estádio Príncipe Mohammed bin Abdulaziz, em Medina.

O Al Anwar abriu o marcador aos 58 minutos, por intermédio do costa-marfinense Guillaume Nikez Dahou, de grande penalidade, mas o guineense Othman Barry empatou para o Al-Ula. O Al Anwar voltoum a colocar-se na frente do marcador ao minuto 96, de novo por intermédio de Daho, mas a um minuto do final da segunda parte do prolongamento,  aos 119’, o saudita Qusai Al-Shalahi fez o 2-2 e levou a decisão para as grandes penalidades. E aí o Al Ulal foi mais forte.

De recordar que as duas equipas jogaram a final já depois de, juntamente com Al-Sharq e Ghouta, terem assegurado a subida de divisão. O Al Ula classificara-se para a final após terminar na liderança do Grupo C (37 pontos, vindos de 11 vitórias, quatro empates e três derrotas). O Al Anwar garantira a vaga na final após liderar o Grupo B com 34 pontos (10 vitórias, 4 empates e 4 derrotas).

A Division 2 é composta por 32 equipas divididas em dois grupos. Os dois primeiros de cada grupo sobem diretamente à First Division League e os segundos de cada grupo realizarão, depois, dois jogos e o vencedor subirá, igualmente, à First Division.

Será esta, para o ano, a missão de Rodolfo Correia ao serviço do Al Ula FC. Ele que já trabalhou com Carlos Queiroz nas seleções do Irão e do Catar, foi adjunto de Marcel Keizer no Sporting e  de Toni, nos iranianos do Trator.