22 dezembro 2023, 19:52
Manchester City goleia Fluminense e é campeão do mundo pela primeira vez
Bernardo Silva, Matheus Nunes e Rúben Dias também se estreiam a conquistar este troféu
Técnico do Manchester City enaltece este feito histórico para si e para o clube
O Manchester City goleou o Fluminense e conquistou o Mundial de Clubes pela primeira vez na sua história. Pep Guardiola falou após o jogo e mostrou-se bastante orgulhoso de toda a gente dentro do clube, por mais uma conquista neste ano civil:
«Estou muito orgulhoso deste clube. O que fizemos é notável. Ganhar este troféu significa ser a melhor equipa do mundo e os nossos jogadores, os nossos treinadores, o nosso staff, todos eles trabalham duro todos os ias para conseguirmos estes sucessos. Como treinador é disso de que mais me orgulho, que estamos sempre lá. Por mais que ganhemos, por mais troféus que levantemos, estamos lá novamente para lutar pelo próximo.»
Com este título, os citizens tornam-se no primeiro clube inglês a vencer cinco títulos num só ano (apenas não venceram a Taça da Liga, que foi para os seus rivais, o Manchester United) e o seu treinador não deixou de enaltecer esse facto: «Ganhar o triplete é realmente especial, mas ganhar mais dois troféus e agora ter estes cinco mostra a mentalidade única desta equipa, do clube e dos adeptos. É algo que nenhuma outra equipa inglesa conseguiu e vamos ser sempre recordados por este tempo incrível que passámos juntos.»
O treinador explicou ainda que a vitória da sua equipa foi justa, mas reconheceu que o adversário não merecia estar a perder, por 2-0, antes da meia hora de jogo: «Fizemos uma boa pressão, ganhámos a bola no começo e fizemos o golo cedo. Eles tiveram 12/15 minutos fantásticos e aí percebemos o quão difícil seria, mas o segundo golo ajudou-nos. Talvez eles não merecessem esse golo, mas no segundo tempo fomos muito melhores.»
22 dezembro 2023, 19:52
Bernardo Silva, Matheus Nunes e Rúben Dias também se estreiam a conquistar este troféu
Este é o quarto troféu de campeão do mundo (de clubes) do espanhol, tendo já vencido duas vezes pelo Barcelona e ainda uma pelo Bayern. Com este título, Guardiola afasta-se de Carlo Ancelotti, o outro treinador com quem estava empatado nesta lista.