25 abril 2024, 13:32
Tozé Marreco: «Assim que o árbitro apitar, o histórico deixa de existir»
Gil Vicente recebe o Arouca na abertura da 31.ª jornada da Liga, sabendo que nunca conseguiu vencer este adversário
Galos regressaram aos triunfos na última jornada; equipa de Daniel Sousa invicta há quatro jornadas
Gil Vicente e Arouca inauguram a 31.ª jornada da Liga, em Barcelos, num confronto agendado para sexta-feira, às 20h15. Após uma série de sete jogos sem conhecer a vitória, os galos contrariaram esses resultados com um triunfo (1-0) em Moreira de Cónegos. Já os visitantes chegam à cidade minhota invictos nos últimos quatro embates.
Tozé Marreco tem, contudo, um novo desafio, daqueles que nunca foi feito: é que o Gil Vicente nunca venceu o Arouca.
Foram 14 jogos disputados entre Gil Vicente e Arouca, distribuídos por Liga, Taça de Portugal e Liga 2, e os galos não conseguiram superar os lobos sequer uma vez. São nove vitórias para a formação beirã e cinco empates. Só em jogos da Liga foram seis vitórias e três empates.
O Gil Vicente está a precisar de pontuar para garantir a manutenção. Os gilistas têm apenas mais três pontos do que o Portimonense, que está em posição de disputa de play-off de manutenção na Liga.
O triunfo na última jornada contra o Moreirense fez com que o Gil Vicente se afastasse da zona de despromoção, ocupando atualmente o 12.º lugar na tabela, com 31 pontos. Em casa, os galos acumulam cinco vitórias, seis empates e quatro derrotas, com um saldo de 24 golos marcados e 20 sofridos.
Para o próximo embate, Tozé Marreco provavelmente manterá a mesma equipa que venceu em Moreira de Cónegos. No entanto, existem dúvidas na utilização do capitão Rúben Fernandes, devido a lesão.
Equipa provável (4x2x3x1): Andrew Ventura; Alex Pinto, Gabriel Pereira, Jonathan Buatu, Leonardo Buta; Maxime Dominguez, Mory Gbane; Murilo Souza, Kanya Fujimoyo, Félix Correia; Ali Alipour.
Lesionados: Rúben Fernandes
Castigados: nada a assinalar
O que disse Tozé Marreco na antevisão: «Um jogo muito difícil, contra uma das melhores equipas do nosso campeonato, tal como foi o da semana passada com o Moreirense. O Arouca é muito forte e tem uma boa organização. Estamos novamente preparados para o que temos de fazer. Queremos continuar na mesma linha, a querer pontuar, que é o que precisamos, para resolver a situação em que estamos».
25 abril 2024, 13:32
Gil Vicente recebe o Arouca na abertura da 31.ª jornada da Liga, sabendo que nunca conseguiu vencer este adversário
O Arouca empatou a um golo frente ao Rio Ave, vendo assim interrompida uma série de três vitórias consecutivas. Mesmo assim, a equipa da Serra da Freita subiu ao sexto lugar, somando agora 44 pontos, um a mais do que o Moreirense. Daniel Sousa, antigo treinador do Gil Vicente, já garantiu a manutenção para o Arouca e agora aspiram a alcançar o melhore resultado possível. Como visitantes, os lobos já conseguiram 21 pontos em 45 possíveis, com seis vitórias, três empates e seis derrotas, com um saldo de 26 golos marcados e 17 sofridos.
Rafa Mújica continua a fazer história no futebol português nesta temporada. Com 19 golos, é o jogador espanhol com mais golos numa única época no século XXI. O avançado tem sido fundamental nesta exceçente segunda volta do campeonato.
Equipa provável (4x2x3x1): Arruabarrena; Bogdan Milovanov, Robson Bambu, Javi Montero, Weverson Costa; David Simão, Pedro Santos, Jason Remeseiro, Cristo González, Alfonso Trezza; Rafa Mújica.
Lesionados: nada a assinalar
Castigados: nada a assinalar
O que disse Daniel Sousa na antevisão: «Entramos numa fase decisiva do campeonato. O Gil Vicente venceu o Moreirense [na jornada anterior] e conseguiu um conforto relativo, mas importante, pois precisa de continuar a somar. É um facto que a mudança de treinador [chegada de Tozé Marreco] trouxe um resultado positivo, que não estavam a conseguir. O mister consolidou alguns processos defensivos, isso foi o mais notório nesse jogo. É uma vitória que traz sempre crença naquilo que é o objetivo da manutenção».
25 abril 2024, 16:27
Técnico quer garantir o sexto lugar para o Arouca e mantém ambição de somar o mais possível até ao cair do pano; Gil Vicente consolidou processos defensivos com Tozé Marreco