Garantem na Argentina: Alan Varela pode receber visto para os Jogos Olímpicos
A confirmar-se a sua participação, o médio perde grande parte da pré-época do FC Porto, falha a final da Supertaça e possivelmente o arranque do campeonato; informação ainda sem o crivo oficial dos dragões.
A notícia chega da Argentina através do jornalista César Luis Merlo, habitualmente bem informado sobre o futebol daquele país. De acordo com essa fonte, haverá um princípio de acordo com o FC Porto para Alan Varela participar nos Jogos Olímpicos de Paris, em agosto, juntamente com Enzo Fernández (Chelsea), Valentín Barco (Brighton) e Lucas Beltrán (Fiorentina), que também terão visto bom para a competição. A lista final dos convocados será conhecida em breve e irá contemplar três jogadores com idade acima dos 23 anos.
O portista foi chamado em março passado pelo selecionador Javier Mascherano para o duplo compromisso da seleção sub-23 da Argentina frente ao México, o que deixava antever a sua participação nos Jogos Olímpicos.
O problema são as datas do torneio, que se realiza de 24 de julho a 9 de agosto. Sendo a Argentina uma das seleções de topo na prova é provável que chegue longe e mesmo que isso não suceda o médio irá falhar a pré-época e os primeiros compromissos oficiais do FC Porto, a começar pela Supertaça, frente ao Sporting, marcada para 3 ou 4 de agosto, e que vai abrir oficialmente a temporada 2024/25. A Liga 2024/2025, por seu turno, arranca no fim de semana de 10 e 11 de agosto. A Argentina está no grupo B, juntamente com Marrocos, Iraque e Ucrânia. Esta infornação, note-se, ainda não tem o crivo oficial do FC Porto. Os dragões não são obrigados a libertar Alan Varela, ainda que o jogador deseje muito estar presente no torneio de futebol olímpico.
(Notícia atualizada às 20.58 horas, com inclusão das datas da Supertaça Cândido de Oliveira)