Fresneda: três meses de paragem no Sporting e Ricardo Esgaio a correr... sozinho
Fresneda enfrenta longo período de paragem (IMAGO)

Fresneda: três meses de paragem no Sporting e Ricardo Esgaio a correr... sozinho

NACIONAL18.11.202321:36

Espanhol submetido a cirurgia para correção de instabilidade do ombro esquerdo. Deve regressar, segundo apurou A BOLA, apenas no final de fevereiro. Lesão ocorrida após um choque durante o treino

Oazar bateu à porta de Iván Fresneda. O ala direito espanhol, de apenas 19 anos, foi ontem submetido a uma cirurgia para correcção de instabilidade do ombro esquerdo e está riscado das contas de Rúben Amorim (pelo menos...), segundo apurou A BOLA, durante os próximos três meses. 

Uma lesão ocorrida durante um treino – após um choque contra um colega de equipa – que obrigou a uma operação delicada, logo num momento em que o lateral até corria em busca de uma oportunidade para se mostrar na Taça de Portugal, diante do Dumiense no próximo dia 26. Trata-se, assim, de uma grande contrariedade num jogador em que o Sporting vinha a trabalhar, nos bastidores, para ser peça influente na segunda metade da época. 

Fresneda foi uma das apostas fortes dos leões para a nova época

Contratado ao Valladolid (Espanha), por €9 milhões de euros (mais dois por objetivos), Iván Fresneda ainda não tinha confirmado as qualidades evidenciadas desde muito cedo em Espanha, sobretudo após a última temporada, na qual somou 24 jogos oficiais na La Liga, considerado uma das revelações da equipa, com apenas 18 anos. 

Contas feitas, em 2023/2024, Fresneda viveu apenas na sombra de Ricardo Esgaio, tendo chegado a esta fase da temporada com escassos 165 minutos: 6 deles na... Liga. Um registo curto para o espanhol que chegou a Alvalade como um dos importantes reforços para a temporada a par do dinamarquês Morten Hjulmand e do sueco Viktor Gyokeres, após rubricar um vínculo de longa duração – até 2028, e uma blindagem com claúsula de rescisão de €80 M. 

Fresneda dá, assim, um passo atrás na desejada afirmação em Alvalade, e foca-se, nos próximos meses, num regresso nas melhores condições físicas, o que, diga-se, deverá acontecer na segunda metade do mês de fevereiro de 2024. O que quererá dizer que perderá (pelo menos...) 15 jogos da temporada e algumas decisões entre as quais os leões podem estar inseridos. Mas que, por outro lado, trata-se de uma ausência (para já) que poderá abrir a porta ao aparecimento de jovens leões da formação para colmatar a vaga.

Ricardo Esgaio, de 30 anos, tem sido uma das peças mais utilizadas esta época (Zuma Wire/IMAGO)

Ricardo Esgaio a correr... sozinho

Ricardo Esgaio a correr sem... oposição. Face a esta lesão de Iván Fresneda, a ala direita do leão tem apenas um candidato. Falamos do defesa nazareno, de 30 anos, que, de resto, tem sido peça importante na estratégia defensiva de Amorim esta época, com 16 jogos (duas assistências). Esgaio conquistou um estatuto no onze desde a saída de Pedro Porro e não mais perdeu o lugar apesar de contratações de peso como Bellerín ou Fresneda. O experiente defesa, que até teve Geny o principal concorrente, ficou agora sem oposição, até porque o moçambicano continua entregue ao departamento médico dos leões.