Sérvia Figura do Salgueiros lembra Mihajlovic: «Não tinha medo de nada»
Histórico defesa do Salgueiros, atuando pelo clube de Vidal Pinheiro de 1989 a 1997, Stevan Milovac, hoje a treinar os sub-19 do clube portuense, chegou a Portugal como campeão jugoslavo ao serviço do Vojvodina, onde havia jogado ao lado de Sinisa Mihajlovic. A morte do carismático defensor do Calcio não podia ter sido notícia mais cruel para Milovac, apesar de anos com perda de contacto.
«O nosso contacto remonta a 1988 quando ele foi contratado pelo Vojvodina vindo com o treinador Ljupko Petrovic. Fomos campeões de imediato da antiga Jugoslávia. Viu-se logo que ‘Miha’ tinha algo de especial, mesmo jogando naquela época como médio esquerdo. Os livres já eram imagem de marca. Tinha 19 anos e um caráter muito vincado. Jogava e pedia a bola, não tinha medo de nada», relembra, reconhecendo o imponente contributo de golos nas bolas paradas.
«Marcou realmente nessa época vários golos importantes. Eu acabo por sair em dezembro de 1989 para Portugal e ele passa pouco depois para o Estrela Vermelha, acompanhando novamente Petrovic. E é campeão europeu. Nunca me surpreendeu, pois era um profissional de mão cheia», elogia Milovac, recuando ao último encontro com Mihajlovic, que após chegar a Itália pela Roma, foi na Sampdoria que conquistou toda a notoriedade.
«Estive com ele a última vez em Génova em 1998 quando visitei Filipovic, que era, naquela altura, adjunto de Boskov na Sampdoria. Mihajlovic estava como central e já era uma enorme estrela do futebol italiano. A carreira dele não surpreende ninguém, pelas qualidades que tinha e pelo trabalho inexcedível que sempre fez. É uma grande tristeza vê-lo partir, a vida não é nada, hoje estás cá, amanhã não. Perdi um grande amigo. Foi um enorme jogador, um grande treinador e ainda um melhor pai de família. Nunca será esquecido porque deixou um legado fortíssimo, amigos em imensos clube e respeito nos adversários. Será lembrado como uma grande pessoa que era», completa.