Polónia Fernando Santos pede «cabeça fria e coração quente»
Selecionador polaco enfrenta forte contestação depois da derrota na Moldávia
A contestação a Fernando Santos, selecionador da Polónia, tornou-se muito ruidosa após a derrota na Moldávia (2-3). Porém, na conferência de imprensa de imprensa de lançamento do decisivo jogo com as Ilhas Faroé, para o Grupo E da Fase de Qualificação para o Euro-2024, o português garantiu que o ambiente é excelente e a vontade de vencer muito grande.
«O ambiente é fantástico, todos os jogadores têm mostrado uma dedicação total. Nestes poucos treinos, focámo-nos mais nas questões mentais do que futebolísticas, achámos que neste contexto era isso o mais importante. Já conversámos tudo o que tínham,os de conversar entre nós e explicámos várias coisas». Referiu aos jornalistas Fernando Santos.
Frente à Moldávia a Polónia até construiu uma vantagem de dois golos, com golos de Milik e Lewandowski. Mas o segundo tempo em Chisinau foi um pesadelo, como reconheceu ontem o selecionador: «Espero que a nossa seleção responda de acordo com o que aconteceu recentemente. É preciso ter cabeça fria e coração quente. É importante transportar isso para o nosso jogo. Esta é uma condição para não repetir o que aconteceu na primeira parte em Praga, frente à República Checa (3-1), e na segunda parte, em Chisinau, frente à Moldávia.»
Recordações que levam Fernando Santos a dizer que a garra è fundamental. «Nesses jogos não tivemos coração, esquecemo-nos que as partidas não terminam antes de o árbitro apitar», acrescentou o treinador português.
No momento seguinte, Fernando Santos fez questão de dizer que há muita coisa boa a relatar desde a sua chegada: «Além destas partes individuais, vencemos a Albânia [segunda jornada do Grupo E, por 1-0] e a Alemanha [num particular, também por 1-0]. Se não fossem aqueles dois momentos, a perceção do nosso trabalho e dos resultados seria completamente diferente.»
Fernando Santos falou ainda nos casos clínicos, referindo que Łukasz Skorupski e Nikola Zalewski sairam mais cedo do treino, mas estarão bem e sobre a notícia da lesão de Piotr Zieliński, fez questão de descansar os adeptos e referir que conta com o jogador do Nápoles.
«Não tenho nenhuma informação nova da equipa médica. Todos vão treinar-se hoje e espero que nada aconteça. Terei à minha disposição 25 jogadores, dois dos quais ficarão de fora dos convocados e terão de sentar-se nas bancadas», rematou Fernando Santos.