Fechar no Minho as contas do título
Leões com três jogos complicados com equipas da região antes da deslocação ao Dragão
A região minhota é conhecida pelo verde das suas paisagens e é com esta cor na mente e no objetivo que o Sporting vai encarar os três próximos jogos do Campeonato Nacional - Famalicão, Gil Vicente e Vitória de Guimarães - antes do dificílimo confronto com o FC Porto, no Dragão, na 31.ª jornada.
Por um lado, a onda de entusiasmo dos leões instalada em Alvalade fruto da vantagem de quatro e da recentíssima vitória sobre o Benfica deve pintar de… verde, os estádios nas próximas rondas, mesmo que os dois primeiros encontros sejam disputados fora de portas.
Noutra vertente, em caso de vitória nas três partidas o Sporting ficará com via… verde para o título, uma vez que cavará uma diferença de sete pontos para o Benfica, isto no pressuposto de que os encarnados não escorreguem mais nenhuma vez, e fica com alguma folga para as derradeiras jornadas da Liga.
No entanto, os próximos compromissos encerram dificuldades algumas naturais e outras acrescidas, como por exemplo a deslocação a Barcelos já na sexta-feira para defrontar o Gil Vicente. Ficou a saber-se ontem que os galos despediram Vítor Campelos. E, como é sabido, as chicotadas psicológicas costumam mexer com os índices motivacionais das equipas, pelo que este primeiro encontro no Minho encerra este fator de complicação extra - na primeira volta, vitória por 3-1.
Depois de Barcelos, na terça-feira o leão estará em Famalicão para o jogo em atraso da 20.ª jornada. Mas também aqui entrará em campo o fator treinador do adversário, pois desde que Armando Evangelista substituiu João Pedro Sousa, averbou duas vitórias em outros tantos jogos - na primeira volta, triunfo por 1-0.
Por fim, o V. Guimarães, no próximo encontro em Alvalade, com esse fator a pender para os leões mas sem que tenha saído da sua memória a derrota, por 2-3, na 1.ª volta.