FC Porto: Viena, a cidade que lançou o dragão para as epopeias
Campeões europeus no Prater (foto: ASF)

FC Porto: Viena, a cidade que lançou o dragão para as epopeias

NACIONAL19.07.202406:34

FC Porto joga hoje (18 horas) numa metrópole de boas memórias. A final no Estádio do Prater com o Bayern jamais será esquecida e no caminho para Dublin houve uma etapa com a máquina de Villas-Boas...

BAD TATZMANNSDORF — Por mais anos que passem, Viena será sempre recordada com grande nostalgia pelos adeptos do FC Porto. Foi o local onde se deu início à grande epopeia do dragão nas competições europeias — a 16 de maio de 1984 já havia lançado as sementes com a final da extinta Taça das Taças diante da poderosa Juventus, por 2-1, num jogo que teve uma arbitragem muito polémica —, mas o mundo do futebol ficou espantando quando, em pelo Estádio do Prater, a armada azul e branca, comandada pelo malogrado treinador Artur Jorge, soube abater o gigante germânico, operando uma reviravolta no marcador, depois de Ludwig Kogl.

Mas a magia de Futre, Madjer e Juary, aliada ao trabalho incansável de gregários como João Pinto, Eduardo Luís, Celso, Inácio, António Sousa, André, Quim Vitorino, Frasco e Jaime Magalhães e à frieza de um polaco chamado Jozef Mlynarczyk, deixaram o todo o poderoso Bayern Munique vergado a uma derrotada que poderia ter sido por números ainda mais expressivos, graças a uma segunda parte espantosa, com o célebre calcanhar de Madjer e o golo da vitória de Juary a deixarem a nação azul e branca em verdade êxtase.

Viena será, assim, uma metrópole com terá sempre um lugar especial no coração dos portistas.

Falcao e Hulk a derreterem gelo

Foram várias as vezes que no caminho do FC Porto se cruzaram equipas de nacionalidade austríaca, mas há também um célebre jogo que perdura até hoje na memória do universo azul e branco pela forma inusitada como os dragões conseguiram vencer o Rapid de Viena no Ernst-Happel-Stadion. Foi sob o comando técnico de André Villas-Boas na caminha triunfal que só culminou com a conquista da Liga Europa, em Dublin, diante do SC Braga.

Falcao e Hulk também brilharam em Viena no caminho para Dublin

O relvado estava repleto de neve e as temperaturas eram baixíssimas, mas mesmo assim a equipa do agora presidente do FC Porto deu um autêntico festival e venceu de forma categórica por 3-1, com o colombiano Falcao a dar um recital e a assinar um hat-trick e Hulk a destroçar também a defesa dos austríacos.

E nesta atmosfera de saudade que o FC Porto enfrenta hoje, pelas 18 horas portuguesas, aquele que no plano teórico será o adversário mais complicado que teve até ao momento na pré-época. Viena é, assim, um marco importante na história do clube portista...