FC Porto: Galeno comanda o sonho
Galeno (Foto: EPA/MANUEL FERNANDO ARAÚJO)

FC Porto: Galeno comanda o sonho

NACIONAL04.03.202423:00

Extremo está imparável e é o segundo jogador mais influente nos golos do FC Porto, na Liga ; embalou dragão para a goleada no clássico; grupo quer manter o nível e Sérgio Conceição os pés no chão para atacar o 2.º lugar e.... o título nacional

Com os dois golos marcados ao Benfica e a assistência para Wendell faturar na goleada de 5-0 aos encarnados, Galeno reforçou a sua posição de segundo jogador com mais influência nos golos do FC Porto na Liga, só ultrapassado por Evanilson. O ponta de lança soma 10 golos e quatro assistências, o extremo cinco tentos, além de cinco ofertas. Ou seja, os dois estiveram ligados, direta ou indiretamente, a 24 dos 43 golos dos azuis e brancos no campeonato — um peso de 55,8 por cento.

Em grande forma, Galeno, que já marcara ao Arsenal,  comanda o sonho. Ou sonhos, porque há duas metas que Conceição quer atingir, se a equipa mantiver o mesmo foco que exibiu no clássico: atacar o 2.º lugar e, se o Sporting facilitar, chegar ao título nacional. Uma miragem? Desde que está no FC Porto Sérgio Conceição ou foi campeão, o que aconteceu por três vezes, ou terminou na vice-liderança.

Na época passada, na entrada para a 27.ª jornada, o FC Porto visitou a Luz com um atraso de 10 pontos na Liga, que podiam ser 13 se perdesse. Num desafio quase perfeito do ponto de vista estratégico, os azuis e brancos venceram por 2-1, com golos de Uribe e Taremi. Em sete jornadas, o FC Porto fez uma recuperação notável do atraso que tinha para o Benfica de Roger Schmidt e terminou apenas dois pontos atrás dos encarnados. Agora, a margem para reagir é um pouco maior.

Leões ainda vão ao dragão

Faltam 10 jornadas para concluir a Liga e, neste momento, os azuis e brancos estão fora dos lugares da Champions, a seis pontos do Benfica  e a sete do Sporting, que tem um jogo a menos, contra o Famalicão. Se os leões abrirem uma vantagem de 10 pontos a missão do FC Porto de chegar ao título passa a ser um exercício matemático complexo, tendo em conta a solidez que a formação de Rúben Amorim tem revelado na principal competição nacional.

Contudo, o Sporting ainda tem que visitar o Estádio do Dragão na 31.ª jornada, portanto, esse jogo ainda por disputar com os famalicenses pode definir muita coisa na tabela classificativa. Por agora, a meta é clara na cabeça dos jogadores: assaltar o 2.º lugar.

Os jogadores do FC Porto com mais influência nos golos da equipa na Liga