FC Porto: David na pele de Golias
David Carmo espera agarrar oportunidade, IMAGO
Foto: IMAGO

FC Porto: David na pele de Golias

FUTEBOL16.09.202317:11

Central regressou à titularidade 321 dias depois; Conceição e Pepe puxam pelo jovem

Foi quase um ano que David Carmo esperou para voltar a merecer a confiança de Sérgio Conceição para ser titular no FC Porto. Um longo calvário, com muitos jogos na bancada, mas o jovem contratado há um ano ao SC Braga a troco de 20 milhões de euros nunca se deu por vencido, trabalhou arduamente no centro de treinos do Olival, na firme esperança de que a oportunidade surgisse.

E acabou surgir 321 depois, num dia em que Sérgio Conceição mudou a estrutura defensiva para três centrais, algo a que David Carmo estava habituado nos tempos em que era orientado por Carlos Carvalhal. Apesar de algumas oscilações, próprias de quem esteve muito tempo se competir ao mais alto nível, o central, de 24 anos, foi sempre aplaudido e incentivo por Sérgio Conceição e também por Pepe, que assim procuraram motivar o futebolista após uma longa travessia no deserto.

Diz o velho adágio popular que a sorte de uns é o azar de outras. E na verdade o infortúnio que bateu à porta de Marcano pode ser a sorte de David Carmo. O espanhol vai parar e abre uma vaga no eixo central já na próxima partida do calendário dos azuis e brancos, com uma deslocação a Hamburgo para medir forças com os ucranianos do Shakhtar Donetsk, na abertura do Grupo H da fase de grupos da Liga dos Campeões.

A autêntica revolução promovida por Sérgio Conceição com o Estrela da Amadora devolveu David Carmo à titularidade, num esquema diferente do habitual que esteve a ser testado e afinado durante quase 15 dias nos relvados do Olival e sem que nada o fizesse prever. A exibição de David Carmo, sem ser perfeita, longe disso, foi positiva, com alguns cortes providenciais e agora o defesa-central, tendo o experiente Pepe a seu lado, precisa apenas e só de ganhar confiança para os desafios que se deparam pela frente.

Com Marcano lesionado, Sérgio Conceição vê-se obrigado a voltar ao esquema habitual de dois centrais, a menos que opte por chamar Fábio Cardoso para completar o lote de opções. Num passado recente, é verdade, o treinador portista preferiu jogar com dois destros no meio da retaguarda, mas tudo indica que agora David Carmo possa levar uma certa vantagem sobre Fábio Cardoso.

O desempenho de David Carmo diante do Estrela da Amadora não passou despercebido a Sérgio Conceição, que no final do encontro com os tricolores deixou elogios ao jovem central. «Está comigo praticamente todos os dias, está mais tempo comigo do que com a família. Trabalha diariamente com muita ambição de conquistar o seu espaço, o seu lugar, veio de um clube também grande português, temos confiança máxima nele e por isso é que jogou hoje. Já foi titular algumas vezes. Acho que o trabalho dele, o que tem vindo a fazer, dentro do que acho que tem de ser um central numa defesa a quatro ou a cinco, tem estado muitíssimo bem nos treinos, por isso é que jogou», disse Sérgio Conceição.