FC Porto B derrotado em casa na estreia de David Carmo
FC Porto B perde na receção ao Nacional. Imagem: Facebook/CD Nacional

FC Porto B derrotado em casa na estreia de David Carmo

NACIONAL30.12.202313:04

Jesús Ramírez, avançado do Nacional, foi a figura do jogo ao apontar um hat-trick. Sérgio Conceição esteve nas bancadas a assistir à estreia de David Carmo na equipa B. Segundo golo madeirense muito contestado pelos dragões.

O FC Porto B perdeu, este sábado, com o Nacional por 3-2, em jogo da 15.ª jornada da Liga 2, disputado no Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia. 

David Carmo, afastado da equipa principal do FC Porto devido a «comportamento inadequado», foi titular no duelo frente à equipa madeirense. O defesa-central, que esta época já participou em 12 partidas ao serviço da formação principal dos dragões, esteve envolvido no primeiro golo da partida, aos oito minutos. O defesa de 24 anos não conseguiu impedir o cruzamento, a bola foi parar a Jesús Ramírez que marcou facilmente, devido à falta de pressão de Rodrigo Fernandes.

Aos 37 minutos, numa jogada ofensiva bem desenhada pelo FC Porto B, entre Vasco, Marcus e Wendel, o lateral José Gomes lesionou-se com seriedade no joelho direito e teve de abandonar o relvado em maca.

Em tempo de compensação do primeiro tempo, Jorge Meireles sofreu falta de João Aurélio na grande área e o árbitro assinalou castigo máximo para o Nacional. Na conversão, o brasileiro Wendel não falhou e apontou o seu 11.º golo no campeonato, levando o jogo empatado para o intervalo.

Na segunda parte, os dragões começaram empenhados em mudar o rumo do encontro e, aos 59 minutos, assinalaram a reviravolta. Bernardo Folha, no corredor, descobriu e cruzou para Jorge Meireles que rematou certeiro para o 2-1.

Pouco tempo depois, o Nacional empatou, novamente por intermédio de Jesús Ramírez, mas o golo foi muito contestado por parte dos azuis e brancos, que pediam mão na bola de André Sousa. Num jogo com VAR, o árbitro validou o lance. Mesmo assim, houve muita culpa para a linha defensiva portista. David Carmo e Romain Correia ficaram a olhar para o avançado do Nacional a rodar e a rematar tranquilamente.

A defesa portista não estava definitivamente nos melhores dias e o terceiro golo do Nacional demonstrou isso mesmo, com uma oferta do capitão Romain Correia a Ramírez, que demonstrou faro para o golo ao apontar o hat-trick aos 68 minutos. Foi o nono golo do avançado venezuelano esta época na Liga 2 na sua primeira temporada ao serviço do emblema madeirense.

No último lance da partida, David Carmo esteve perto de empatar, mas o guarda-redes dos madeirenses defendeu o cabeceamento do central português de 24 anos em cima da linha de golo.

Com este resultado, o Nacional sobre provisoriamente ao segundo lugar, com 32 pontos, ficando à espera do que faz o AVS, que joga apenas em 20 janeiro, em casa do Belenenses. Já a equipa de António Folha, com 21 pontos, mantém o sétimo lugar, mas pode ser ultrapassado por Tondela (20), União Leiria (19) e Académico de Viseu (19), que jogam também no próximo mês.