Falharam-se mais penáltis na 9.ª jornada da Liga do que nas 8 anteriores
Se foi preciso esperar até à 8.ª jornada da Liga pelo primeiro penálti falhado na competição — por Begraoui, do Estoril, em visita a Faro —, a 9.ª, concluída na segunda-feira, dobrou o registo. Em quatro penáltis assinalados, só dois foram convertidos, curiosamente no mesmo jogo: por Rodrigo Pinho, do Estrela da Amadora, e Tiago Silva, do Vitória de Guimarães.
Já Safira, do Santa Clara, que acertou no ferro na compensação sem impedir a vitória dos açorianos, e Jason, do Arouca, no primeiro penálti defendido nesta Liga, pelo estorilista Robles, desperdiçaram da marca dos 11 metros.
O Sporting continua a ter o melhor saldo de penáltis no campeonato, com cinco a favor (todos transformados em golo) e nenhum contra. O Famalicão é a única equipa cujos jogos ainda não tiveram qualquer castigo máximo.
Gyokeres e Trincão lideram o prémio regularidade de A BOLA — Galeno, que os pressionava, ficou para trás, depois da ausência no duelo do FC Porto frente ao Aves SAD —, enquanto Gabriel Silva se isolou na frente da classificação dos melhores em campo, ao ser distinguido pela quarta vez.