Ex-campeão pelo FC Porto termina a carreira
Formado e campeão nacional no FC Porto, destacou-se no SC Braga antes de jogar em vários países, tendo ainda somado uma internacionalização por Portugal. Estava sem clube desde a época passada
«Corri o mundo com a bola nos pés, vi o que só esperava ver em sonhos, conquistei muito mais do que imaginava» - assim anunciou Hélder Barbosa o final da sua carreira, numa publicação na rede social Instagram. Aos 36 anos, o antigo avançado decidiu pendurar as chuteiras.
Formado no FC Porto, Barbosa foi um habitual internacional nas camadas jovens, tendo ganho o Europeu de sub-17 em 2003, juntamente com jogadores como João Moutinho, Miguel Veloso e Vieirinha.
Fez a sua estreia profissional pela equipa B dos dragões em 2005/06, época em que também jogou pela equipa principal. Após um empréstimo de uma época e meia à Académica, ainda foi a tempo de somar seis partidas pelo FC Porto em 2008, sagrando-se assim campeão nacional.
Jogaria depois no Trofense, no Vitória de Setúbal e no SC Braga, clube que representou por mais vezes (103) e pelo qual marcou mais golos (18).
Seguiram-se experiências no Almería, no AEK (onde ganhou uma Taça da Grécia), no Al Wasl dos Emirados Árabes Unidos, nos turcos do Akhisar (onde ganhou a taça local) e do Hatayspor, nos gregos do Panetolikos e, finalmente, no Varzim, último clube que representou, fazendo 15 jogos na Liga 3 na época passada.
Representou ainda a seleção de Portugal por uma vez, ao ser lançado por Paulo Bento num jogo particular com o Gabão (2-2), em 2012 (quando representava os bracarenses), no qual atuou por 11 minutos.