Estrela prevaleceu perante Famalicão reduzido a dez e 'meteu a terceira'
André Silva festeja golo ao Famalicão (Foto: RODRIGO ANTUNES/LUSA)

Estrela prevaleceu perante Famalicão reduzido a dez e 'meteu a terceira'

NACIONAL29.10.202320:18

Tricolores exploraram a inferioridade numérica dos minhotos, reduzidos a dez desde os 33 minutos, e arrancaram para uma 2.ª parte pressionante, com um golo solitário para a terceira vitória consecutiva

Foi com mais um homem em campo e muita persistência que o Estrela da Amadora deu seguimento ao melhor momento da temporada, atingindo a terceira vitória consecutiva – juntando Liga e Taça de Portugal – com um só golo na segunda parte, aos 74 minutos, graças a uma entrada abençoada de André Luiz.

O brasileiro, que havia entrado em jogo cerca de um minuto antes, marcou presença na área contrária na cobrança de um canto e apareceu no sítio certo para a recarga a uma boa defesa de Luiz Júnior, guardião que tudo fez para evitar a derrota e amenizar o esforço adicional para um Famalicão que jogou reduzido a dez unidades durante cerca de uma hora em função da expulsão do seu capitão de equipa, Riccieli, ainda na primeira parte, aos 33’.

Essa contrariedade retirou presença atacante ao Fama, que não muito tempo antes, aos 20’, dispôs de uma excelente ocasião para se colocar em vantagem através de um cabeceamento ao poste de Chiquinho. A inferioridade numérica condicionou a equipa visitante na segunda parte, na qual procurou manter a coesão apesar do desgaste que já se verificava e o natural crescendo do Estrela, que a partir da hora de jogo passou a exercer um domínio cada vez mais evidente.

As situações de golo sucederam-se, com Luiz Júnior e uma defensiva solidária a adiarem, enquanto puderam, o golo que a equipa local já fazia por merecer. Após o golo apontado, o Estrela dispôs de mais duas situações muito favoráveis, mas Ronald atirou ao poste aos 84’ e André Luiz não conseguiu ultrapassar o guardião visitante aos 90+2’; mantendo-se a diferença mínima e uma importante vitória para o Estrela, que ascendeu ao nono lugar, com 11 pontos e a somente um do adversário que havia acabado de derrotar, o Famalicão, que soma 12.

Termina o jogo. Estrela da Amadora 1, Famalicão 0.

90+4': Substituição no Estrela da Amadora, com a entrada de Manuel Keliano pela saída de Kikas.

90+2': Nova oportunidade para o Estrela fechar o jogo numa transição veloz que apanhou toda a equipa do Famalicão em contrapé após os minhotos terem procurado o golo na área tricolor com uma sucessão de remates, sempre bloqueados pelos defensores da casa. André Luiz ficou perante Luiz Júnior, mas não conseguiu ultrapassar a (boa) saída do guardião.

Tempo adicional: 4 minutos.

Assistência: 3.137 espectadores.

84': Estrela muito perto do 2-0! Embalada pela vantagem conseguida, a equipa da casa mantém-se presente sobre um adversário diminuído no número de homens em campo e também no resultado. Ronald atirou forte e rasteiro à entrada da área, mas o poste direito evitou a celebração para os da casa.

83': Cartão amarelo para Otávio Ataíde (Famalicão).

82': Tripla substituição no Famalicão, com as entradas de Gustavo Assunção, Óscar Aranda e Pablo Felipe pelas saídas de Mirko Topic, Puma Rodríguez e Henrique Araújo.

75': Substituição no Famalicão, com a entrada de Afonso Rodrigues pela saída de Chiquinho.

74': Golo do Estrela da Amadora! A insistência dos tricolores trouxe finalmente frutos na transformação de um canto cobrado por Jean Felipe para cabeceamento de Ronald para tremenda defesa de Luiz Júnior. A bola manteve-se jogável e André Luiz marca na recarga, na primeira intervenção que tem no encontro.

73': Substituição no Estrela da Amadora, com a entrada de André Luiz pela saída de Léo Jabá.

72': Novamente a solidariedade da defesa do Famalicão a valer e a evitar o primeiro golo do encontro. Aloísio dispôs de duas situações de remate e perante a segunda tentativa Justin de Haas surge sobre a linha de baliza a aliviar e a bola segue para canto.

68': Cartão amarelo para Miguel Lopes (Estrela da Amadora).

67': Estrela muito próximo de marcar! A presença dos dois médios centro dos tricolores, Léo Cordeiro e Aloísio, junto à área contrária fez mossa junto da defesa famalicense e criou-se um desequilíbrio, mas Aloísio não conseguiu rematar quando até já havia ultrapassado o guardião Luiz Júnior e Otávio surgiu sobre a linha de golo a negar o golo a Ronald.

66': Cartão amarelo para Sérgio Vieira, treinador do Estrela da Amadora, por protestos.

65': O Estrela começa a fazer valer a superioridade numérica para povoar o meio-campo contrário com maior frequência. Ainda assim, só vai conseguindo ameaçar com cruzamentos e um ou outro livre lateral, com o mais recente a possibilitar uma cabeçada de Aloísio, que ameaçou a baliza contrária num cabeceamento.

54': Cartão amarelo para Chiquinho (Famalicão).

46'. Tripla substituição para o Estrela da Amadora, com as entradas de João Reis, Léo Cordeiro e Jean Felipe pelas saídas de Kialonda Gaspar, Vitó e Hevertton.

Começa a segunda parte.

Partida tecnicamente não muito bem conseguida de parte a parte, com realce para, no lado do Famalicão, o cabeceamento de Chiquinho, negado pelo poste, que representou o lance de maior perigo de todo o primeiro tempo. Destaque para os dois remates de Kikas, pelo Estrela, e pela expulsão de Riccieli, que obrigará a um esforço adicional para os minhotos no segundo tempo.

Intervalo na partida.

41': Puma Rodríguez encontrou bola e espaço à disposição para o disparo, mas fê-lo mal e a sua tentativa não ofereceu qualquer perigo à baliza estrelista.

37': Substituição no Famalicão, com a entrada de Justin de Haas pela saída de Gustavo Sá.

Primeira grande contrariedade para os famalicenses, que perderam o seu capitão por expulsão direta após uma tentativa de disputa com Léo Jabá, do Estrela. O juiz Carlos Macedo considera que o central visitante não terá tido intenção de disputar a bola e o VAR manteve a decisão.

33': Cartão vermelho para Riccieli Júnior (Famalicão).

30': Kikas volta a rematar pelo Estrela da Amadora, desta feita com um desvio de cabeça a corresponder a um centro de Hevertton pela direita, em insistência a uma saída a punhos do guardião Luiz Júnior.

25': Cartão amarelo para Kialonda Gaspar (Estrela da Amadora).

20': Eis a primeira grande situação do encontro e para o Famalicão! Jogada bem elaborada pela esquerda, de onde saiu o centro para a entrada de cabeça de Chiquinho, que embateu no poste direito da baliza amadorense.

17': Cartão amarelo para Mansur (Estrela da Amadora).

10': Primeiro esboço de finalização para o Estrela, com Kikas a atirar por alto ainda a partir do exterior da área.

7': Cartão amarelo para Nathan Santos (Famalicão).

Primeiro minuto de jogo e o primeiro remate, por Youssouf Zaydou, mas muito por alto após bom trabalho de Henrique Araújo pela esquerda.

Inicia-se a partida.

O histórico de confrontos pende a favor do Estrela, sendo que as duas equipas já não se defrontam desde 1993/1994, época em que os tricolores se impuseram em Vila Nova de Famalicão (2-0). Num total de oito confrontos, os minhotos nunca venceram na Reboleira em jogos oficiais.

As duas equipas apresentam-se em momentos distintos, com o Estrela da Amadora a evidenciar o melhor momento da época, com duas vitórias consecutivas entre Liga (Casa Pia, 1-0) e Taça de Portugal (Vila Meã, também 1-0). 
Por seu turno, o Famalicão, que teve adiado o seu encontro frente ao Camacha, referente à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, não vence há mais de um mês, mais precisamente desde 22 de setembro, data em que derrotou o Arouca (1-0) pela 6.ª jornada.

Carlos Macedo será o árbitro da partida, com Luís Ferreira como VAR.

Suplentes: Zlobin, Lacoux, Óscar Aranda, Gustavo Assunção, Justin de Haas, Afonso Rodrigues, Otso Liimata, Martin Aguirregarribia e Pablo Felipe.

FAMALICÃO: Luiz Júnior, Nathan Santos, Otávio Ataíde, Riccieli Júnior e Francisco Moura; Gustavo Sá, Mirko Topic e Zaydou Youssouf; Chiquinho, Puma Rodríguez e Henrique Araújo.

ESTRELA DA AMADORA: António Filipe, Johnstone Omurwa, Miguel Lopes (c) e Kialonda Gaspar; Hevertton, Aloísio Souza, Vitó e Mansur; Léo Jabá, Ronald e Kikas.

Suplentes: Wagner, André Luiz, Jean Felipe, Erivaldo Almeida, João Reis, Léo Cordeir, Manuel Keliano, Nkanyiso Shinga e Brenner Lucas.

ESTRELA DA AMADORA: António Filipe, Johnstone Omurwa, Miguel Lopes (c) e Kialonda Gaspar; Hevertton, Aloísio Souza, Vitó e Mansur; Léo Jabá, Ronald e Kikas.

Já há onzes.

Estrela da Amadora e Famalicão defrontam-se esta tarde (18 horas) no Estádio José Gomes, na Reboleira, pela 9.ª jornada. 

SIGA O JOGO AQUI.