Estrela da Amadora: Miguel Lopes com inflamação no tendão de Aquiles
Miguel Lopes, do Estrela da Amadora, em aquecimento antes de um jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

Estrela da Amadora: Miguel Lopes com inflamação no tendão de Aquiles

NACIONAL07.05.202411:14

Experiente defensor foi afetado por problema físico e falhou convocatória para Arouca; está entregue ao departamento médico e ainda em dúvida para Vizela

Na mesma linha do que já sucedeu em vários momentos da presente temporada, o Estrela da Amadora teve de enfrentar a deslocação ao reduto do Arouca na adversidade, por força de um setor defensivo desfalcado: as ausências de Diogo Fonseca – que já não trabalha na Reboleira, em função da grave lesão que o afetou e obrigou a recuperar ao SC Braga, com o qual tem contrato – e de Kialonda Gaspar, que cumpria um encontro de suspensão, o Estrela da Amadora contou com uma nova indisponibilidade.

De repente, Sérgio Vieira viu-se obrigado a remodelar toda a defesa habitualmente titular, visto que em Arouca também não contou com Miguel Lopes, que se encontrava fisicamente indisponível. O defensor de 37 anos, que tem sido indiscutível na posição central no sistema de três jogadores no setor mais recuado que os tricolores, por norma, apresentam, foi afetado por uma inflamação no tendão de Aquiles direito nos dias antecedentes à partida realizada este domingo e falhou, por isso, a convocatória.

Como tal, em Arouca o Estrela apresentou uma defesa de recurso, formada por Mansur (pela esquerda), Pedro Mendes (ao centro) e Hevertton Santos improvisado no lado direito, que acabou por corresponder a preceito, mantendo a baliza defendida por Bruno Brígido a salvo. Face a esta boa produção defensiva, o emblema da Reboleira salvou um ponto que pode ter sido determinante para a manutenção no primeiro escalão, tendo evitado, desde já, a despromoção direta à Liga 2.

O Estrela pode celebrar a permanência definitiva já na próxima jornada, dispensando assim a realização de um 'play-off' de manutenção, precisando de pontuar frente ao Vizela, em partida marcada para este sábado, e esperar por uma derrota do Portimonense frente ao Rio Ave. Apesar de Sérgio Vieira ter ficado bem impressionado com a resposta dada pelo trio Hevertton - Pedro MendesMansur, o técnico pretenderá promover o regresso dos atletas que mais garantias lhe têm dado para o setor mais recuado, tendo certo o retorno de Gaspar, após suspensão, e aguarda por Miguel Lopes.

O experiente jogador, internacional A por Portugal, encontra-se ainda entregue ao departamento médico e em contra-relógio para o embate de Vizela. No momento atual, a sua utilização é imprevisível e, caso a recuperação não registe evolução nos próximos dias, as probabilidades apontarão para que o camisola 13, um dos capitães de equipa dos amadorenses, não figure no onze inicial mesmo que possa ser dado como apto em tempo útil para integrar a convocatória.