Dos cinco portugueses, só Jesus venceu no arranque

INTERNACIONAL24.08.202422:52

Al Hilal, com Rúben Neves (e à espera de João Cancelo), entra a ganhar na Liga saudita. Depois do empate de Luís Castro (Al Nassr) e da derrota de Álvaro Pacheco (Al Orubah), também Paulo Duarte (Al Kholood) e Vítor Pereira (Al Shabab) iniciaram a época com derrotas

Jorge Jesus segue imparável na senda de vitórias no comando do Al Hilal e iniciou a nova temporada como terminou a última. Após conquistar a Liga e a Taça sauditas, o técnico português de 70 anos, com Rúben Neves sempre entre os titulares, arrancou 2024/2025 com sucesso também na Supertaça do país, derrotando na final o Al Nassr, de Luís Castro, Cristiano Ronaldo e Otávio, por 4-1, e ontem deu o pontapé de saída no campeonato indo ganhar, por 3-0, ao terreno do Al Akhdoud.

Para esta entrada direta para a liderança da Liga, JJ contou, uma vez mais, com a preciosa colaboração da conexão sérvia composta por Aleksandar Mitrovic, o seu goleador-mor e autor este sábado de mais dois golos (4' e 39'), ambos com assistências de Al Hamdan, e Milinkovic-Savic, marcador do 3-0, aos 45+1'. Ao intervalo, estava, portanto, tudo resolvido diante do 15.º classificado da última temporada e que, em meados de julho, recorde-se, tentou contratar o português Vasco Seabra, embora sem sucesso.

Jesus acabou, assim, por ser o único dos cinco treinadores portugueses atualmente no principal escalão do futebol saudita a vencer nesta primeira jornada.

Depois de na quinta-feira o Al Nassr de Luís Castro não ter ido além de empate na receção ao Al Raed (1-1, com golo de CR7) e de anteontem Álvaro Pacheco se ter estreado no comando do recém-promovido Al Orubah com derrota em casa do poderoso Al Ahli (0-2), ontem foi a vez de mais dois técnicos portugueses experimentarem o sabor dos desaires neste arranque da temporada 2024/2025 da Liga saudita.

Paulo Duarte estreou-se com derrota na Liga saudita (foto Al Kholood)

Referimo-nos a Paulo Duarte, do Al Kholood, e a Vítor Pereira, na segunda época no Al Shabab.

O primeiro, a viver experiência inédita na Arábia após 15 anos no futebol africano, saiu derrotado por 0-1 da receção ao Al Ittihad, orientado por Laurent Blanc, com Benzema e N'Golo Kanté no onze e cujo golo solitário foi apontado por Aouar, aos... 90+4'. Infelicidade para Paulo Duarte na estreia...

Já Vítor Pereira e o seu Al Shabab ainda resistiram até ao minuto 74 do duelo em casa com o Al Ettifaq, quando Moussa Dembelé, antigo avançado de Fulham, Celtic, Atlético Madrid e Lyon, marcou o golo da vitória para os visitantes.

A 2.ª jornada da Liga saudita arranca já na próxima terça-feira, dia 27, com a visita do Al Nassr ao terreno do Al Fayha e continua no dia seguinte com o Al Hilal-Damac e o Al Wehda-Al Orubah. Quinta-feira, é a vez do Al Khaleej-Al Shabab e do Al Riyadh-Al Kholood.