Dinâmica, a nova posição de Kokçu e as oportunidades: a reação de Lage
Treinador do Benfica não quer destacar individualidades, destacou o coletivo e a importância da equipa ter regressado às vitórias
- Que análise faz a este jogo e qual é a importância desta vitória expressiva?
- A importância resume-se aos três pontos, estava convicto se que equipa ia dar esta resposta. Boa exibição, quer em tempos defensivos, com uma dinâmica que me agradou muito, quer em tempos ofensivos, com muitas oportunidades de golo e sem golos sofridos. Esta é uma exibição, como disse, muito boa. Agora é continuar a trabalhar que daqui a três, quatro dias, quarta-feira temos um desafio muito importante e que pretendemos vencer porque é um dos nossos objetivos.
- Em relação aos dois homens da frente, esta nova posição do Akturkoglu é para ser uma solução utilizada mais vezes? E quanto a Pavlidis? Esteve bastante nervoso, algo atabalhoado, foi apanhado quatro vezes em fora de jogo.
- Não o senti trapalhão e até esteve sempre muito bem posicionado na primeira parte, acabei de ver os lances, há lances em que há movimentos do avançado que são importantes, como por exemplo esteve envolvido no segundo golo. São tudo dinâmicas que temos de criar particularmente quando se joga com uma linha de cinco, mantendo três centrais muito fortes, mas depois a aparecerem noutros sítios. Uma vez mais, também, tivemos gente a sair do banco e ajudar a equipa a ter energia, consolidar a exibição e a marcar mais dois golos para fazer um resultado que nos deixa felizes.
- Vimos a equipa a jogar com as peças um bocadinho trocadas. Na época passada Kokçu deu entrevista polémica em que se queixava que estava preso ao jogo mais defensivo, na preparação deste jogo teve alguma conversa com ele? Vai continuar a jogar a 10?
- Entendo a pergunta, mas se estiver preocupado com o que se passou no ano passado… Decidimos a estratégia, confiamos que os jogadores conseguem desempenhar e eles têm de corresponder, quer em termos coletivos, quer individual, com todo o talento que têm. Para este jogo abdicámos de ter um médio combativo e sentimos que poderíamos abordar este jogo com dois médios. Mas, quer o Fredrik [Aursnes] quer o Kokçu interpretaram bem o momento defensivo e fizeram o sexto homem para desequilibrar em termos ofensivos, o Fredrik foi a direita cruzar várias vezes e o Kokçu na esquerda. O importante é a dinâmica, não falo em particular com ninguém, não estou preocupado se estão satisfeitos ou não pela forma como vamos jogar, preocupo-me é que estejam confortáveis e saber interpretar o que vão fazer.
- Os adeptos dizem que Amdouni já merecia uma oportunidade no ataque, assim como Arthur Cabral face à ausência de golos de Pavlidis.
- Toda a gente está a merecer muita coisa, temos plantel enorme. Este é o meu sétimo jogo, os jogadores que saem do banco têm ajudado a equipa. Temos de ir analisando o rendimento e o que é o melhor para a equipa. Hoje o Tino [Florentino] não jogou, perdeu o lugar? Não. Hoje sentimos que podíamos ir sem ele e voltamos a utilizar o Pavlidis, era o ponta de lança certo para fazer determinados movimentos na posição, estamos satisfeitos com o Arthur, com o Zeki [Amdouni], que pode ser utilizado em várias posições na frente. A jogar de três em três dias não há lugares garantidos nem em risco. Há sim preocupação em saber o que têm de fazer, os que forem chamados para o onze têm de dar o seu contributo e os que entrarem para ajudar a equipa.
- O que faz do Akturkoglu um jogador tão especial?
- Para já há que valorizar a equipa porque sentimos que ele tem chegado às posições e a equipa está a interpretar bem os seus movimentos. O golo que marcou de cabeça já marcou um parecido. Tem de ter alguém que o sirva em condições, e ser treinador do Benfica é ter jogadores talentosos como ele e todos os outros, valorizar o coletivo, ele está a ser importante pelos golos que tem feito, mas sinto que a equipa ainda pode crescer mais.
- Schjelderup estreou-se a marcar, qual a importância para o jogador, a quem reconhecem grande talento, até está nomeado para o Golden Boy, mas que no Benfica tem poucos minutos de jogo?
- Celebramos a vitória, Pequenos apontamentos individuais principalmente dos jovens são importantes, mas o mais importante é ele sentir confiança da nossa parte e ir trabalhando, é um jovem com enorme talento como temos muitos outros, importante é continuar a trabalhar e a cada momento corresponder.