Descontos vindos do banco na sensacional reviravolta do SC Braga
Festa bracarense surgiu ao cair do pano. Foto: Hugo Delgado/Lusa

Descontos vindos do banco na sensacional reviravolta do SC Braga

NACIONAL07.10.202320:55

Leonardo Ruiz adiantou o Rio Ave logo aos cinco minutos, mas depois de Roger entrar... nada mais foi igual. O jovem extremo bracarense, de apenas 17 anos, 'partiu a loiça' toda no flanco direito e fez duas assistências para golo no período de compensação. Simon Banza e Abel Ruiz agradeceram a gentileza do 'miúdo' e os guerreiros do Minho seguem imparáveis

Assistir a um jogo do SC Braga na presente temporada é ter a certeza de ver... golos. Muitos. Afinal, os guerreiros do Minho são o melhor ataque do campeonato, mas também a quarta defesa, tendo marcado em todos os encontros e não sofrendo em apenas dois. Estava, pois, na cara, que o duelo desta tarde, diante do Rio Ave ira ter emoção. E teve. A rodos...

E como os comandados de Artur Jorge têm tido dificuldade em manter a sua baliza inviolada, eis que, logo aos 5 minutos, Matheus já tinha a bola no fundo da sua baliza. Mérito do desenho ofensivo dos vila-condenses: assistência perfeita de Costinha e Leonardo Ruiz, à ponta de lança, a desviar para o primeiro da tarde na Pedreira.

Em vantagem no marcador, a formação orientada por Luís Freire sentiu-se ainda mais confortável na sua estratégia, nunca descurando as transições ofensivas, mas, e acima de tudo, com uma organização defensiva que criou imensos problemas aos minhotos. Bruma, aos 16 minutos, ficou perto do empate, mas Leonardo Ruiz, pouco depois, manteve a defensiva visitada em sentido. Até ao intervalo, e pese embora o maior domínio bracarense, a verdade é que Jhonatan nunca foi verdadeiramente incomodado.

Tudo mudou, porém, na etapa complementar. Já com Abel Ruiz em campo, foi, precisamente, o avançado espanhol a dar o primeiro sinal de perigo para os da casa (48'). Mas Leonardo Ruiz também voltou a dar um ar da sua graça, valendo, ao SC Braga, a displicência do ponta de lança colombiano. Com tudo para marcar, após assistência de Fábio Ronaldo, o 9 atirou ao lado.

Mas o jogo passou a ser verdadeiramente outro a partir dos 63 minutos, quando Roger foi lançado por Artur Jorge. O risco da substituição foi tremendo, uma vez que o técnico retirou Joe Mendes e lançou o extremo para lateral-direito, mas Roger, em alta rotação, esteve quase sempre... no meio-campo ofensivo. Em boa hora, dirão os adeptos bracarenses. Porque foi da sua imprevisibilidade que saíram os lances mais perigosos do SC Braga até final da partida. Lances de um para um, cruzamentos, remates, enfim... O 'miúdo' ia tentando de tudo. Adivinha-se o golo...

Golo esse que, afinal, surgiu... na baliza contrária: excelente trabalho individual de Fábio Ronaldo sobre... Roger e remate cruzado para o fundo das redes da baliza de Matheus. O lance acabou por ser invalidado pela equipa de arbitragem, uma vez que Ukra, aquando do início da jogada, estava em posição de fora de jogo.

E talvez esse momento tenha sido decisivo para reforçar a crença dos guerreiros do Minhoto relativamente à reviravolta. Com um caudal ofensivo impressionante - e já com José Fonte como ponta de lança! -, o SC Braga chegou ao empate aos 90+1 minutos, quando Simon Banza, de cabeça, deu o melhor seguimento a um cruzamento de Roger. Faltavam sete minutos para o final do tempo de compensação e sentia-se que os bracarenses acreditavam em mais nova reviravolta.

E a verdade é que, apenas quatro minutos depois, o menino Roger voltou a fazer das suas, colocou a bola à mercê de Abel Ruiz e o ponta de lança espanhol (que se estreou a marcar na presente edição do campeonato) selou o 2-1. Era o delírio na Pedreira!

Tal como tinha acontecido na passada terça-feira, diante do Union Berlim, para a Liga dos Campeões, o SC Braga voltou a conseguir uma reviravolta épica. Um triunfo que permite a subida ao 3.º lugar da Liga - ultrapassando Boavista e FC Porto (os dragões apenas de forma provisória, uma vez que jogam este domingo, diante do Arouca).

Final da partida! SC Braga 2 Rio Ave 1

O SC Braga deu uma autêntica 'cambalhota' para a vitória. Leonardo Ruiz adiantou o Rio Ave no marcador logo aos cinco minutos, os guerreiros do Minho porfiaram bastante (embora nem sempre bem...) em busca da reviravolta, mas a festa dos minhotos surgiu apenas no período de compensação. Simon Banza (90+1) e Abel Ruiz (90+5) fizeram explodir de alegria a Pedreira e os bracarenses chegam, provisoriamente, ao 3.º lugar do campeonato - ultrapassando o Boavista e igualando o FC Porto (que joga apenas este domingo).

Golo do SC Braga! (2-1)

Cruzamento da direita de Roger e Abel Ruiz, dentro da pequena área, desviou de primeira para o fundo das redes de Jhonatan. É o delírio na Pedreira com a reviravolta dos comandados de Artur Jorge.

90+5': Grande oportunidade para o SC Braga! Cruzamento/remate de Roger, mas Jhonatan voou e impediu o segundo dos bracarenses.

Golo do SC Braga! 1-1

Cruzamento da direita de Roger e Simon Banza, de cabeça, fez levantar as bancadas do Municipal de Braga. Está tudo empatado e ainda faltam jogar sete minutos...

Oito minutos de tempo adicional mínimo para esta segunda parte.

José Fonte já joga como ponta de lança no SC Braga...

88': Grande oportunidade para o SC Braga! Mais um remate de Roger, a bola desviou ligeiramente em... Rony Lopes, mas Jhonatan, muito atento, venceu a inércia do seu movimento e realizou uma excelente defesa.

87': Roger fletiu da direita para o centro e, de longe, tentou a sua sorte, mas o remate saiu à figura de Jhonatan.

85': Dupla substituição no Rio Ave, com as saídas de Josué e de Fábio Ronaldo, para as entradas de Patrick William e de Sávio.

82': Grande oportunidade para o SC Braga! Abel Ruiz, na cara de Jhonatan, rematou para grande defesa do guarda-redes da formação vila-condense.

82': Dupla substituição no SC Braga, com as saídas de Rodrigo Zalazar e de Álvaro Djaló, para as entradas de João Moutinho e de Rony Lopes.

80': Cartão amarelo a Vítor Gomes.

78': Golo anulado ao Rio Ave! Excelente trabalho de Fábio Ronaldo sobre Roger, já dentro da área, remate cruzado para o fundo das redes de Matheus, mas Manuel Oliveira, árbitro da partida, anulou o golo por fora de jogo de Ukra, no início da jogada.

75': Bruma, já na área, remata cruzado, mas a bola sai à malha lateral da baliza do Rio Ave.

74': Cartão amarelo a Jhonatan.

Estão 16.093 espectadores nas bancadas do Estádio Municipal de Braga.

72': Dupla substituição no Rio Ave, com as saídas de João Graça e de Leonardo Ruiz, para as entradas de Vítor Gomes e de Hernâni.

68': Grande oportunidade para o SC Braga! Cruzamento da esquerda de Cristian Borja e desvio de cabeça de Aderllan Santos para a sua própria baliza. Valeu ao capitão rioavista que a bola foi devolvida pela barra, impedindo, assim, o golo do empate bracarense.

67': Cabeceamento de Serdar, ligeiramente por cima da barra.

66': Grande passe de Rodrigo Zalazar para Roger, mas quando o esquerdino, já na área, tentou o remate, Miguel Nóbrega efetuou um grande corte e cedeu canto.

63': Substituição no SC Braga, com a saída de Joe Mendes para a entrada de Roger - alteração de enorme pendor ofensivo promovida por Artur Jorge.

Ukra foi bastante aplaudido pelos adeptos do SC Braga, no momento da sua entrada em campo, gesto que o número 17 dos vila-condenses retribuiu de pronto. Recorde-se que Ukra vestiu a camisola dos guerreiros do Minho entre 2010 e 2012.

62': Substituição no Rio Ave, com a saída de Zé Manuel para a entrada de Ukra.

O SC Braga está a exercer uma pressão intensa, jogando maioritariamente no meio-campo adversário, mas a verdade é que Jhonatan ainda não foi obrigado a aplicar-se nesta etapa complementar.

55': Cruzamento de Álvaro Djaló para Simon Banza que, à entrada da pequena área, já preparava o pontapé de bicicleta, valendo, na circunstância, o excelente corte de Josué a evitar males maiores para a baliza de Jhonatan.

54': Remate de longe de João Graça, mas ao lado da baliza de Matheus.

51': Perdida incrível de Leonardo Ruiz! Excelente jogada de Fábio Ronaldo pela esquerda, assistência primorosa para a pequena área, mas o ponta de lança colombiano, com a baliza escancarada, desvia de primeira para... fora. O Rio Ave esteve (mesmo) muito perto do segundo em Braga!

48': Cruzamento da direita de Álvaro Djaló e Abel Ruiz, junto à marca de penálti e na sua primeira intervenção no jogo, remata de primeira, mas por cima da barra.

46': Dupla substituição no SC Braga, com as saídas de Adrian Marín e de Pizzi, para as entradas de Cristian Borja e de Abel Ruiz.

Início da segunda parte!

O SC Braga vai tentar inverter o rumo dos acontecimentos depois de ter ido para o intervalo em desvantagem (0-1).

Regressam as equipas ao relvado do recinto bracarense. Dentro de instantes vai iniciar-se a segunda parte.

Intervalo! SC Braga 0 Rio Ave 1

Primeira parte de domínio bracarense, como era esperado, mas com um Rio Ave extremamente organizado e a não permitir grandes veleidades aos elementos do setor ofensivo dos arsenalistas. A estratégia vila-condense ganhou também bastante conforto logo aos 5 minutos, quando Leonardo Ruiz, assistido na perfeição por Costinha, abriu o ativo na Pedreira. Prevê-se uma segunda parte de reação forte dos guerreiros do Minho. Mas os rioavistas irão, por certo, tentar explorar as transições...

Ainda antes do intervalo, Abel Ruiz sai do banco bracarense para dar início aos exercícios de aquecimento. É bastante provável que o ponta de lança espanhol seja lançado por Artur Jorge para a segunda parte...

Cinco minutos de tempo adicional mínimo nesta primeira parte.

41': Cartão amarelo a Serdar, por falta dura sobre Zé Manuel.

39': Corte providencial de Miguel Nóbrega, no coração da área, a impedir que Álvaro Djaló ficasse na cara de Jhonatan.

37': Manuel Oliveira, árbitro da partida, dirige-se ao banco de suplentes do Rio Ave e mostra o cartão vermelho a Gualter Pires, team manager da formação vila-condense.

29': Novamente o Rio Ave a tentar a meia-distância, desta feita por intermédio de Miguel Nóbrega. O remate do defesa-central vila-condense, a uns bons 30 metros da baliza, saiu muito por cima da barra da baliza de Matheus.

28': Cruzamento da direita de Zé Manuel e remate à entrada da área de João Graça, mas muito por cima.

Partida interrompida para que seja prestada assistência a Simon Banza. O ponta de lança francês saiu maltratado de um lance com um adversário, mas, ao que tudo indica, estará em condições de poder continuar em jogo.

20': Jogada de insistência de Bruma, pela esquerda, com o remate do extremo português a ser desviado para canto.

19': Novamente o SC Braga a aproximar-se da baliza de Jhonatan, desta feita por Álvaro Djaló. Porém, o tiro exterior do extremo espanhol dos guerreiros do Minho ganhou demasiada altura e não ofereceu perigo ao guarda-redes brasileiro dos rioavistas.

18': Responde o Rio Ave! Leonardo Ruiz, de longe, tentou a sua sorte, mas a bola passou perto do poste esquerdo da baliza de Matheus.

16': Mais uma assistência de Rodrigo Zalazar e Bruma, com um remate de primeira, já dentro da área, faz a bola passar muito perto da barra da baliza do Rio Ave. O SC Braga está a ameaçar o empate...

15': Livre da meia-direita cobrado por Rodrigo Zalazar e cabeceamento de Al Musrati para defesa de Jhonatan.

12': Ameaça o SC Braga! Atrapalhação entre Jhonatan e Josué e Adrian Marín, que se tinha incorporado na manobra ofensiva, pelo lado esquerdo, remata cruzado, já dentro da área, levando a bola à malha lateral da baliza rioavista.

10': Remate de Bruma, de fora da área, à figura de Jhonatan, que encaixa facilmente.

Golo do Rio Ave! (0-1)

Costinha fugiu pela direita, foi à linha de fundo, cruzou para a zona da pequena área e Leonardo Rui, depois de ganhar a frente a Joe Mendes, só teve de encostar para o primeiro da tarde na Pedreira.

3': Cabeceamento de Aderllan Santos para defesa apertada de Matheus.

Início da partida!

Pontapé de saída dado pelo Rio Ave.

Entram as equipas no (bem tratado) relvado da Pedreira. Bancadas do Estádio Municipal de Braga muito bem compostas.

Já o Rio Ave sabe que se não pontuar vai terminar a jornada abaixo da linha de água. Tudo porque, já na tarde deste sábado, o Vizela empatou (0-0) no terreno do Farense e o Chaves venceu (4-2) na receção ao Gil Vicente.

Caso vença o Rio Ave, o SC Braga passa a somar 16 pontos e chega ao 3.º lugar da tabela classificativa, ultrapassando o Boavista, que ontem empatou no reduto do Moreirense (1-1). Se for esse o caso, os arsenalistas ficarão igualados com o FC Porto - mas com melhor diferença de golos.

Ao invés, o Rio Ave vive um momento delicado e não vence há seis jogos - derrotas com Estoril (0-2), FC Porto (1-2), Sporting (0-2) e Moreirense (0-4) e empates diante de Casa Pia e Famalicão (ambos 1-1).

Recorde-se que o SC Braga vem numa série de três vitórias consecutivas - 4-1 ao Boavista e 4-2 ao Estrela da Amadora (ambos para a Liga), e 3-2 ao Union Berlim (para a Liga dos Campeões) - pelo que um triunfo esta tarde permite aos guerreiros do Minho somarem o quarto triunfo igualarem a melhor fase que já conseguiram esta temporada.

O Rio Ave, por seu turno, tem quatro mexidas no onze tendo como termo de comparação a derrota (0-4) sofrida com o Moreirense, na última jornada da Liga. Magrão, Renato Pantalon, Patrick William e Guga são substituídos na equipa titular por Jhonatan, Josué, Miguel Nóbrega e João Graça.

Na equipa do SC Braga, e relativamente à vitória (3-2) diante do Union Berlim, para a Liga dos Campeões, há a registar três alterações promovidas por Artur Jorge: Niakaté, Cristian Borja e Ricardo Horta cedem os seus lugares a José Fonte, Adrian Marín e Pizzi, respetivamente.

Ricardo Horta ficou de fora dos convocados do SC Braga, devido a lesão. O capitão dos guerreiros do Minho vai, ainda assim, apresentar-se nos trabalhos da Seleção Nacional, sendo, nessa altura, reavaliado pelo departamento clínico da equipa das quinas. 

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto) Assistentes: Tiago Costa e Carlos Campos 4.º Árbitro: Iancu Vasilica VAR/AVAR: Vasco Santos e Sérgio Jesus

Jhonatan está completamente recuperado de lesão e vai estrear-se na presente edição da Liga. Foto: Facebook Rio Ave

Treinador: Luís Freire

Suplentes: Magrão, Patrick William, Hernâni, Vítor Gomes, Julien Lomboto, Sávio, Ukra, Frederico Namora e André Pereira

Rio Ave (3x4x3): Jhonatan; Josué, Aderllan Santos C e Miguel Nóbrega; Costinha, João Graça, Amine e Fábio Ronaldo; Zé Manuel, Leonardo Ruiz e Bruno Ventura

Na ausência de Ricardo Horta, por lesão, José Fonte enverga a braçadeira de capitão dos arsenalistas. Foto: Facebook SC Braga

Treinador: Artur Jorge

Suplentes: Lukas Hornicek, Niakaté, Abel Ruiz, Roger, Vítor Carvalho, Rony Lopes, Cristian Borja, João Moutinho e André Castro

SC Braga (4x2x3x1): Matheus; Joe Mendes, José Fonte C, Serdar e Adrián Marín; Al Musrati e Rodrigo Zalazar; Bruma, Pizzi e Álvaro Djaló; Simon Banza

Já há equipas oficiais!

Boa tarde. SC Braga e Rio Ave defrontam-se na tarde deste sábado (18 horas), numa partida referente à 8.ª jornada da Liga e que vai realizar-se no Estádio Municipal de Braga. Os bracarenses estão atualmente no 5.º lugar da tabela classificativa (13 pontos), mas em caso de vitória ultrapassam o Boavista - que tem mais dois e que já jogou nesta ronda (empatou, ontem, 1-1, no reduto do Moreirense) - e colam-se, à condição, ao FC Porto (que joga apenas amanhã, em casa, com o Portimonense). Ao invés, os rioavistas estão no 16.º e antepenúltimo posto (5 pontos) e não vencem há seis jogos consecutivos. Dados que deixam antever um duelo bastante interessante na Pedreira. Siga aqui todas as incidências desta partida.