Cotação de mercado: como é calculada
FC Porto e Arsenal no Estádio do Dragão (Foto: Bradley Collyer/IMAGO)
Foto: IMAGO

Cotação de mercado: como é calculada

NACIONAL06.06.202414:40

Os critérios aplicados pelo transfermarkt para encontrar o valor de cada futebolista

Como se chega à cotação de um determinado jogador no mercado? O site especializado transfermarkt, talvez o mais usado em todo o mundo, para se chegar a  uma avaliação tem critérios específicos para determiná-la. Pode conhecê-los depois deste vídeo:

«Os valores de mercado do transfermarkt são calculados tendo em conta os diversos modelos de preços. Neste sentido, um fator de enorme importância é a comunidade transfermarkt, cujos membros têm a possibilidade de discutir e avaliar os valores de mercado dos jogadores em detalhes. Em geral, os valores de mercado do transfermarkt não devem ser equiparados aos valores de transferência.

Desta forma, o objetivo não é prever um preço, mas sim, um valor esperado de um jogador num mercado livre. Neste caso, não só as transferências individuais, mas também as condições situacionais são relevantes na determinação dos valores de mercado. Assim, exemplos disso estão mencionados abaixo. Deste modo, o transfermarkt não usa um algoritmo, mas, em vez disso, confia no conhecimento da comunidade.

Diversos fatores - os mais importantes indicados abaixo - calculam o valor de mercado por um jogador. O cálculo é definido usando uma taxa de transferência paga e um salário no contexto dos parâmetros individuais e situacionais descritos abaixo. É importante referir que tendo algum foco nos valores de transferência e de salário dos jogadores, normalmente nas ligas superiores (Top-5) há maior % de transferências pagas, enquanto que em ligas inferiores, existe maior % de transferências gratuitas (rescisão, Lei Bosman ou fim de contrato com clube anterior). Por isso, em jogadores que foram transferidos gratuitamente, o foco será maior no valor do salário do jogador, transferências, dados pessoais e desempenho.

Assim, o objetivo é refletir a procura do jogador e ajustá-la para fatores especiais/estruturais no médio prazo. Ao mesmo tempo, os valores de mercado são vistos individualmente e em comparação com outros jogadores/clubes/ligas. Neste caso, um jogador com um contrato a vencer tem um valor de transferência zero, no entanto, o valor de mercado é calculado independentemente do seu valor de transferência real. A este respeito, mesmo um contrato de curta duração só pode ser levado em consideração de forma limitada. Assim, os exemplos de transferências individuais também são relevantes no caso de uma possível diferença entre os valores de mercado e os valores de transferência.

Atualmente, cada liga na base de dados do transfermarkt passará por uma atualização do valor de mercado duas vezes por ano. Normalmente, as atualizações ocorrem após o final da temporada, bem como durante uma temporada quando jogos suficientes tiverem sido disputados para permitir ajustes nos valores de mercado.

No entanto, também podem ocorrer atualizações intermediárias, sendo realizadas em muitas ligas para permitir ajustes dos jogadores ao longo da temporada. Neste contexto, para jogadores jovens com forte desempenho ou para jogadores recém-contratados para a liga, por exemplo. Os jovens jogadores, em particular, são alvos de atualizações intermediárias, o que permite que o Transfermarkt reaja ao aumento de seu tempo de jogo ou determine o valor de jogadores que anteriormente não tinham um valor de mercado.

Fatores mais importantes:
- Promessas/expectativas futuras;
- Idade;
- Desempenho no clube e na seleção nacional;
- Nível e status da liga, tanto em termos desportivos, quanto financeiros;
- Reputação/prestígio;
- Potencial de desenvolvimento;
- Efeitos específicos da liga;
- Valor de marketing;
- Número e reputação dos clubes interessados;
- Potencial de desempenho;
- Nível de experiência;
- Suscetibilidade a lesões;
- Diferentes condições financeiras de clubes e ligas;
- Procura geral e tendências do mercado;
- Desenvolvimento geral dos valores de transferência;
- Fatores externos, como a pandemia de coronavírus e suas consequências.

Modalidades de transferência individual:
- Transferências por meio de opção de compra/obrigação de compra;
- Taxa de empréstimo;
- Aquisição parcial dos direitos de transferência;
- Cláusula de saída;
- Opção de recompra;
- Troca de jogadores;
- Duração do contrato;
- Participação na revenda;
- Pagamentos de bônus;
- Melhoria do equilíbrio financeiro;

Condições situacionais:
- Cenários de pressão, como pressão competitiva, de sucesso ou financeira, etc.;
- Vontade/desejo/interesses do jogador;
- O clube não vende para o potenciar mais alto;
- O jogador entra em greve ou similar;
- Salário alto;
- Clube quer vender jogador.»

Fonte: transfermarkt