«Com o Arouca estaremos como novos»

SC Braga «Com o Arouca estaremos como novos»

NACIONAL18.02.202318:00

Artur Jorge fez este sábado a projeção da partida referente à 21.ª jornada da Liga, frente ao Arouca, em casa, que se disputa este domingo, às 18 horas. Depois da copiosa derrota em casa com a Fiorentina, na Liga Conferência, o treinador dos arsenalistas está seguro de que a equipa estará de cabeça limpa e forte na receção aos arouquenses.
 

«Procuramos regressar rapidamente às vitórias. Este ciclo de jogos não é novo e temos de estar capacitados de que teremos um SC Braga forte, capaz de voltar às vitórias e motivado por aquilo que pode continuar a ganhar. A minha desilusão [na partida contra a Fiorentina] é não ter correspondido à expectativa dos adeptos. A minha análise como treinador é a seguinte: esta é uma equipa que tem carácter e nunca se entrega a nada. Basta fazer uma análise cuidada e fria sobre três resultados que foram mais desnivelados, dois do campeonato e um da Liga Conferência e há um fator comum: ficámos com menos um jogador e mesmo assim a equipa quis procurar a baliza adversária. Isso faz parte do caráter da equipa e leva-nos, na maior parte das vezes, ao sucesso. Contra a Fiorentina, com menos um estávamos a perder por 1-0 e a equipa nunca se remeteu lá atrás, não somos uma equipa com estas características. Estou desiludido pelo resultado, mas seguro de que estamos animicamente fortes para voltar a ser uma equipa corajosa e com forte união entre jogadores. Amanhã estaremos como novos e com objetivos bem vivos», garante.
 

A flutuação de rendimento é um aspeto que Artur Jorge abordou na conferência, valorizando o que o Arouca tem feito na Liga, mas partindo sempre do pressuposto que cabe ao SC Braga comandar o seu destino: «Não perdemos para reagir, prefiro falar de consistência e equilíbrio, portanto, teremos um Braga capaz e forte para discutir a vitória, é com esse objetivo em mente que vamos entrar em campo. Somos capazes de analisar o percurso, valorizar os sucessos e olhar de frente o passo seguinte, respeitando o Arouca, que está num momento forte e em crescendo. Valorizamos isso, mas temos de olhar para o que podemos fazer para manter intactas as nossas ambições. Vamos ter uma equipa que se vai entregar a 100 por cento.»
 

Tormena, expulso contra a Fiorentina, e Niakaté, que esteve mal num dos golos dos italianos, estiveram em foco pela negativa. O treinador não lhe aponta o dedo, embora admita que deu palavra de conforto ao central francês: «Tive uma conversa com todos os jogadores para fazermos análise do jogo anterior e podermos ter a capacidade de olhar o que fizemos e podíamos ter feito. São resultados de equipa, desvalorizo alguma prestação menos conseguida, algum erro individual que possa causar golo do adversário. A preocupação é discutir de forma coletiva o que fazemos. Não foi um jogo bem conseguido do Sikou [Niakaté] e ele é o primeiro a reconhecer. Importante eu poder aconselhar e dar uma palavra que lhe pode ser útil para ter exibições de grande nível que já teve esta temporada.»
 

O cenário clínico no SC Braga é perfeito, dado que Gorby já teve alta e é opção para o jogo, informou Artur Jorge. Al Musrati e Iuri Medeiros voltam, após terem cumprido castigo.