Rui Borges no banco de suplentes do Sporting, no Estádio José Alvalade
Rui Borges (Foto: Sporting)

Colocaram-no no Sporting e agora querem ver Rui Borges campeão

NACIONAL06.04.202516:00

Treinador vai viver noite especial com o SC Braga, jogo 300 da carreira. A BOLA falou com vários atletas que ajudaram subida a pulso na carreira do mirandelense de 43 anos

300 jogos! Rui Borges vai cumprir esta segunda-feira, em Alvalade, uma marca muito especial e frente a um adversário a que já ganhou esta época, o SC Braga (2-0, fora), embora pelo Vitória de Guimarães. Em conversa com a A BOLA, vários antigos jogadores seus que ajudaram na subida a pulso até ao Sporting deram-lhe os parabéns e desejam vê-lo campeão nacional.

Luís Silva - jogador de Rui Borges no Vilafranquense, em 2022/23

Luís Silva, ex-jogador do Vilafranquese e agora no Acádemico de Viseu (Foto: Académico)

300 jogos: «É uma marca redonda e bonita que ele merece, que está a atingir também num dos maiores clubes a nível nacional e que eu fico muito feliz, muito feliz mesmo por ele. Não só por aquilo que ele é enquanto profissional, mas sobretudo o que ele enquanto ser humano. É uma pessoa com os valores bem vincados, que deixam a marca em toda a gente, e em mim, eu não fui exceção.»

Principais valências: «Acho que é um treinador muito completo, que tem nos recursos humanos uma parte importante, mas que na parte tática, na parte da correção também é um treinador muito forte. Aliado aos seus adjuntos, que são pessoas muito competentes e também que tem nos recursos humanos também um dos seus pontos fortes, aliados à competência que todos têm. Desejo que este ano consigam ser campeões nacionais e que, obviamente, consiga atingir tudo aquilo que ele deseja e que consiga atingir patamares ainda superiores, porque acho que trabalha para isso e tem qualidade para isso.»

Impacto na carreira: «Marcou-me muito, porque transformou um bocado outra vez a minha carreira, fez com que ela voltasse a fazer sentido, fez-me acreditar e isso acho que vou guardar sempre essa gratidão. Sou muito grato ao mister Rui Borges e aos seus adjuntos, com quem eu hoje ainda tenho uma amizade muito grande e que estou sempre a torcer pelo sucesso deles. Quando o apanhei em Vila Franca ele era um treinador que no aspeto defensivo era muito rigoroso, muito detalhista. Tem nos seus adjuntos pessoas muito competentes e que vão pela mesma linha do treinador, e isso é bastante importante. Mas eu gostaria de destacar, para além da grande competência que tem, que é muita, a parte humana, porque acho que é isso que hoje em dia é importante nos treinadores e o mister Rui Borges, nesse aspeto, foi claramente um dos melhores que apanhei na carreira.»

Futuro no Sporting: «Seria bom para ele, era excelente este ano conseguir o título nacional e acho que seria bom para ele continuar no Sporting, que é um clube, neste momento, muito bem estruturado, que também o vai fazer crescer nas vertentes que se calhar possa ter de melhorar, porque todos temos de melhorar. Nunca sabemos tudo, morremos sem saber tudo e há vertentes que tem de melhorar, como todos, e o Sporting pode fazer com que o mister Rui Borges consiga ganhar esse tipo de situações para poder atingir um nível maior, que acho que tem competência para o atingir. Acho que o mister Rui Borges não vai ficar pelo Sporting, vai atingir níveis maiores, mas acho que tem de ser passo a passo e tenho a certeza de que ele está completamente focado no Sporting, em fazer o Sporting bicampeão, que já não o é há bastantes anos e depois ele certamente, daqui a uns anos, quando achar que está preparado para dar outro passo, tenho a certeza de que ele o fará.»

Jogo com o SC Braga: «É um jogo importante, como são todos os que faltam até ao final. Dependem somente deles, têm competência e qualidade para levarem de vencido o SC Braga, apesar de o SC Braga ser uma excelente equipa e muito bem orientada. Se o Sporting for igual a si próprio, vai, com maior ou menor dificuldade, vencer, e acho que pode dar um passo significativo e de afirmação naquilo que é o título. Neste momento vão na frente e o tempo corre a favor do Sporting, sabendo que têm ainda um confronto direto com o Benfica, mas tenho a certeza de que o foco dos jogadores está somente no SC Braga e que de tudo farão para ficarem com os 3 pontos.»

João Traquina - jogador de Rui Borges na Académica, em 2020/21

João Traquina, ex-jogador da Académica e agora do União 1919 (Foto: Académica)

300 jogos: «É uma marca muito bonita, que eu aproveito já para lhe dar os parabéns de ter a alcançado. E sinceramente... sim, estava à espera de que ele chegasse a estes patamares. Sempre reconheci muitas qualidades como treinador e não me surpreende o facto de ter chegado aonde chegou até agora, e creio que tem capacidade para subir na carreira.»

Principais valências: «Ele tinha a sua forma de trabalhar. Era uma pessoa que tinha uma proximidade muito boa com o grupo de trabalho, com os jogadores, e creio que é uma das suas principais características. Ele consegue ter uma ótima relação com os jogadores e isso depois tem os seus benefícios. Nomeadamente naquilo que ele quer transportar para o jogo, as suas ideias, os jogadores assimilam rapidamente, porque ele também tem essa boa relação e mantém os outros jogadores, porque a parte difícil, para mim, de ser treinador, é manter todo o grupo focado, mesmo aqueles que não jogam. E ele tinha isso, essa capacidade, para além das suas valências técnicas e táticas. Ele sempre foi um treinador que lia muito bem o jogo, também, e para mim essas são as suas principais valências como treinador.»

Bicampeonato: «Acredito que sim, isso é demonstrativo na consistência que eles demonstram mesmo com estas lesões todas que os têm afetado ao longo da época. Têm-se demonstrado bastante focados e sólidos, nota-se que todos os jogadores estão extremamente focados nisso e isso é claramente trabalho do Rui Borges.»

António Filipe - jogador de Rui Borges no Nacional, em 2021/22

António Filipe, ex-guarda-redes do Nacional e agora da Académica (Foto: Chaves)

300 jogos: «É gratificante saber que o Rui Borges está a subir na carreira. Está num grande clube, isso eu sempre acreditei, porque o trabalho que ele vinha a desenvolver no Nacional era fantástico. Além disso é uma excelente pessoa e tem tudo para ter sucesso.»

Comparação com outros treinadores: «Isso é difícil responder, porque cada um tem a sua forma de trabalhar, de liderar, mas já se via que tinha capacidade para estar em grandes palcos.»

Bicampeonato e futuro: «Eu espero que sim, espero que ganhe o campeonato, até pela forma em que ele entrou, até pela resiliência que ele tem. E espero vê-lo não só no Sporting, mas em alguns tubarões da Europa.»

Pedro Lucas - jogador de Rui Borges no Mafra, em 2022/23

Pedro Lucas, ex-jogador do Mafra e agora do Olimpija Ljubljana (Foto: Mafra)

300 jogos: «Primeiro dar os parabéns a ele, obviamente. Dizer que ele é um grande treinador, um dos melhores treinadores com que pude trabalhar. Uma pessoa com quem aprendi muito, que me ajudou muito a desenvolver. Estou muito feliz por ele estar num patamar que é o Sporting, num clube que é o Sporting. E tenho a certeza de que ele vai fazer um bom final de época e conseguir bons resultados, porque ele e a equipa técnica toda dele, o Fernando [Morato], o [Ricardo] Chaves, todos são muito competentes e vão dar passos ainda maiores, com certeza.»

Chegar ao Sporting: «Não estou surpreendido. A verdade é que nós ali no Mafra já falávamos que ele tinha muito potencial. Obviamente que a velocidade que foi... Sim, foi uma surpresa, mas em relação ao potencial não, porque é um treinador muito completo, muito competitivo, que entende muito do jogo. E como disse antes, a equipa técnica dele, os adjuntos, são muito competentes também e eles formam uma grande equipa. Então não estou surpreendido e espero... sim, acho que ele vai conseguir ganhar este título, a Liga, e preparar a equipa para a próxima época e fazer uma época ainda melhor.»

Futuro: «Com certeza, acho que ele tem todo o potencial para isso. Para fazer uma carreira dentro do Sporting, que é um grande clube, e obviamente tem de pensar primeiro no Sporting, e depois, futuramente, quem sabe, dar um passo. Competência ele tem, basta saber a questão das opções dele, se é uma coisa que ele queira ou não.»

Jogo com o SC Braga: «Tenho a certeza de que ele teve agora um tempo para preparar melhor a equipa, com a paragem de seleções e tudo. Então acredito que a equipa esteja bem-preparada e vá fazer uma grande partida. Obviamente espero a vitória, porque a ligação que tenho hoje na primeira liga com ele, com o Rui Borges e com o Diomande, que também cheguei a atuar ao lado dele. Então torço muito pelo Sporting hoje e espero que consigam ganhar o jogo, porque é bem importante essa vitória. 

Sugestão de vídeo:

Declarações do treinador leonino depois do encontro com o Rio Ave
0 seconds of 1 minute, 13 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:13
01:13