Diogo Boa Alma: «Clayton tem perfil para jogar em qualquer dos três 'grandes'»
Clayton celebra golo apontado ao Sporting pelo Rio Ave. Copyright: Maciej Rogowski/IMAGO
Foto: IMAGO

Diogo Boa Alma: «Clayton tem perfil para jogar em qualquer dos três 'grandes'»

NACIONAL11.04.202511:00

Antigo diretor desportivo do Casa Pia revela como descobriu e recrutou o ponta-de-lança, que atualmente representa o Rio Ave; considera natural o interesse do FC Porto nos seus serviços e compara-o com Samu

— O nome mais sonante entre os jogadores que Diogo Boa Alma recrutou foi Clayton — atualmente no Rio Ave — que tem estado em destaque na Liga. Como o descobriu?  

— Tentei-o e cheguei a falar nele no Vitória de Guimarães, quando estava lá estava como diretor desportivo. Quando se dá a minha entrada no Casa Pia, falei imediatamente nele para o agarrarmos, tivemos a felicidade de ele ter tido uma transferência por empréstimo para o Coritiba, para a Série A do Brasileirão, e não se afirmou, não estava a jogar com regularidade e por isso pudemos resgatá-lo ao Vila Nova.

— Ele mostrou logo o seu valor?

— Foi uma contratação acertada, com muitos problemas iniciais, por ele não estar tão preparado para o contexto que vinha encontrar aqui e ter tido uma afirmação muito rápida. O Clayton é um jogador que até aos 19 anos não era um jogador de futebol de onze, jogava futsal. É um jogador por quem tenho um carinho enorme, que me chama paizão, por todo o apoio que lhe fui dando nessa altura.

— Como encara a sua evolução até agora?

— Os primeiros tempos foram difíceis em Portugal e fico muito feliz por ver como está agora. Em tão poucos anos de futebol de onze, ele evoluiu muito  e, atendendo à sua idade, acho que ele ainda vai evoluir muito mais. Se tiver estímulos cada vez maiores, for subindo de patamares, vai corresponder, absorver ainda mais e trazer cá para fora mais coisas que as pessoas ainda não viram no futebol do Clayton.

Dirigente descobriu no Brasil o avançado que atualmente representa o Rio Ave e destaca o seu rápido crescimento; confia que chegará a patamares ainda mais elevados
0 seconds of 1 minute, 26 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:26
01:26
 

«Clayton tem coisas extra que Samu tem de melhorar»

Clayton, avançado brasileiro de 26 anos, foi lançado no Casa Pia, transferido para o Brasil (Vasco da Gama) e regressou a Portugal, no caso para o Rio Ave. Atualmente com 17 golos em 31 jogos, o atacante já despertou as atenções dos grandes, nomeadamente do FC Porto, que o colocou na lista de prioridades. Acredita que o FC Porto encontra em Clayton características semelhantes a Samu e lhe projeta um caminho semelhante numa perspetiva de curto, médio prazo?

Entre Clayton e Samu? Têm um perfil distinto. O Samu destaca-se pela vertente física e é um bom finalizador, mas o Clayton também tem essas características. Mas é um jogador que, a meu ver, tem algumas coisas extra que o Samu ainda tem de melhorar, como jogar de costas e a articulação com os companheiros.

— Vê Clayton a representar um grande a breve trecho?

— O Clayton é muito evoluído, muito forte na pressão e no jogo sem bola. Fez golos aos três grandes e ao SC Braga e, em quase todos eles, foi com ele a pressionar, ganhar a bola no erro do defesa, isolar-se e finalizar porque é um jogador que hoje se pede muito. Pede-se muito aos avançados este jogo sem bola, esta pressão, e ele é verdadeiramente o primeiro defesa da sua equipa. Com isso, conquista muitas bolas e tem dado muitos golos também ao Rio Ave e, por isso, acho que é um avançado completo e que pode encaixar também em qualquer equipa em Portugal. Falou-se também do interesse do Benfica, não sei se foi verdadeiro ou não, fala-se do FC Porto — acho que ele tem perfil para jogar em qualquer dos três grandes.

Diretor desportivo, atualmente sem clube, destaca as qualidades do avançado do Rio Ave e considera que «pode encaixar em qualquer equipa» em Portugal
0 seconds of 1 minute, 12 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:12
01:12