Chaves: Moreno testa soluções para suprir ausências de Bruno Langa, Guima e João Correia
Lateral-esquerdo e médio vão representar Moçambique no CAN, lateral-direito estará ao serviço de Cabo-Verde; os três já não defrontam o Famalicão; linha defensiva manter-se-á a quatro ou voltará a ser de cinco elementos?
O Chaves prossegue a preparação para o encontro diante do Famalicão, relativo à 16.ª jornada da Liga e que está agendado para as 20.30 horas do próximo domingo, sendo que, para já, Moreno tem três baixas confirmadas: Bruno Langa, Guima e João Correia.
Tanto o lateral-esquerdo como o médio já não trabalham às ordens do técnico flaviense, uma vez que ambos fazem parte da lista de convocados da seleção de Moçambique para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que vai decorrer até fevereiro, na Costa do Marfim, cenário idêntico ao de João Correia, que estará ao serviço da seleção de Cabo Verde.
Ora, Bruno Langa (16 jogos), Guima (13) e João Correia (15) são três dos jogadores utilizados com bastante frequência pelo emblema transmontano na presente temporada, o que significa que Moreno terá de encontrar alternativas para suprir as suas ausências.
No exercício de análise aos substitutos diretos de Langa e Guima entram, de imediato, dois nomes: Sandro Cruz e Cafú Phete. Para o lugar de João Correia, surge Carraça como hipótese mais viável. Mas este cenário deve ser colocado se Moreno mantiver o esquema tático de quatro defesas que apresentou, por exemplo, no último encontro do Chaves, diante do FC Porto (0-1). Sendo que, acrescente-se, Sandro Cruz foi titular nesse jogo, mas como... defesa-central. O que significa que se o esquerdino voltar à sua posição de origem - mesmo numa linha de quatro -, abre-se uma vaga no eixo da retaguarda. Posição para a qual Moreno tem Steven Vitória e João Queirós como alternativas diretas. Um deles pode ser o parceiro de setor de Bruno Rodrigues (que fez dupla com Sandro Cruz no Dragão).
Olhando para o setor intermediário, Cafú Phete é o mais sério candidato a render Guima. O sul-africano é um médio-defensivo de origem e pode assumir a posição 6 na deslocação ao Minho. Se for esse o caso, então Cafú Phete completará o triângulo do meio-campo com Kelechi e Hélder Morim. Mas também para o miolo há outros nomes em carteira, e João Pedro, Rúben Ribeiro e Pedro Pinho têm legítimas aspirações de poder figurar entre os titulares.
Mas a estratégia a utilizar por Moreno diante do Famalicão pode ainda privilegiar o regresso ao sistema de cinco defesas, ou, se preferir, três centrais. Caso seja essa a opção do técnico, então Carraça e Sandro Cruz deverão ser os donos das alas, com Bruno Rodrigues a manter-se no eixo defensivo e, neste caso, a precisar de dois companheiros. Steven Vitória e João Queirós voltam a perfilar-se como alternativas óbvias, mas a polivalência de Cafú Phete também o deixa como sério candidato a jogar como defesa-central.
Certo é que Moreno terá de mexer na equipa no confronto com os minhotos. E além de Bruno Langa, Guima e João Correia, também Habib Sylla e Ygor Nogueira devem ser baixas para Famalicão. Tanto o costa-marfinense como o brasileiro voltaram a falhar o treino desta quinta-feira e, como tal, não devem recuperar a tempo do jogo com os famalicenses.