Vizela Centenas de professores na bancada a apoiar... Igor Julião
O que terá a ver Igor Julião, defesa do Vizela, com a luta dos professores? Muito, imenso até, dirão as centenas de professores que estiveram nas bancadas do estádio a assistir ao jogo num sinal de agradecimento para com o brasileiro e que aproveitaram o espetáculo para nova ação de protesto por direitos que a classe há muito vem reivindicando.
Esta história começou a 29 de janeiro, quando o Vizela venceu o Rio Ave (3-1) e no final do encontro Igor Julião, nas declarações da flash interview para a Sport TV, surpreendeu com a frase: «Uso este espaço para mandar uma mensagem aos professores que, todos os dias de manhã, vemos lutar pelos seus direitos. Uso a minha voz como jogador de futebol para lhes dizer que estamos com eles e esperamos que consigam os seus direitos.» Como é lógico, a mensagem caiu muitíssimo bem no seio dos professores, que decidiram organizar-se para agradecer pessoalmente o apoio do brasileiro no encontro de ontem.
Vestindo camisolas pretas, onde surgem escritas algumas frases inerentes à sua luta, várias centenas de professores, com origem de diferentes pontos do país, surgiram no estádio e fizeram-se ouvir desde o primeiro minuto com diversas palavras de ordem. «Julião amigo a escola está contigo», «Vizela, Famalicão juntos pela educação» e ainda o mais comum «Não paramos, não paramos».
Embora Igor Julião tenha sido suplente, no final da partida o defesa deslocou-se até à zona onde estavam os apoiantes, trocou com eles umas palavras e recebeu uma das camisolas pretas.
Mais tarde, e já de forma mais tranquila, com o estádio vazio, houve nova oportunidade para Igor Julião e os manifestantes voltarem a juntar-se, conversar e tirar algumas fotografias.