Cardozo: «Três golos ao Sporting… Inesquecível!»
Cardozo festeja um dos três golos marcados ao Sporting na Taça de Portugal a 10 de novembro de 2013. Foto: Alexandre Pona/ASF

Cardozo: «Três golos ao Sporting… Inesquecível!»

NACIONAL01.11.202311:54

Avançado paraguaio recorda passagem pelo Benfica e um jogo especial

Óscar Cardozo recordou, com carinho, as sete temporadas que passou no Benfica. O avançado paraguaio de 40 anos, ainda em atividade no Libertad, elegeu o hat trick ao Sporting, há quase 10 anos, para a Taça de Portugal, como a melhor recordação da passagem pela Luz.

Melhor em campo para A BOLA com nota 9

«Ah, sim. Incrível. Nunca será apagado da minha memória. Nunca, jamais! Fazer três golos contra o Sporting no Estádio da Luz foi incrível. Foi muito importante para mim, para a minha família, para os adeptos. Este momento é inesquecível. Na verdade, maravilhoso», disse, em declarações partilhadas pelo Benfica, sobre um jogo no qual Rúben Amorim também esteve em campo pelos encarnados, que venceram por 4-3, após prolongamento.

Além desse jogo, Cardozo também não esquece a meia-final da Liga Europa com o Fenerbahçe, na Luz. Depois de um empate a um golo em Istambul, as águias venceram por 3-1, com dois golos do avançado.

Quando puxou o filme atrás, Cardozo contou uma história com significado especial: «Há uma que me marcou um pouco. A jogar aqui [no Estádio da Luz], eu estava no banco, aquecia para entrar em campo. Acho que entrei quando faltavam 15 minutos. Antes de entrar, um rapazinho disse-me: 'Cardozo, vais entrar e marcar um golo.' Eu: 'Ai sim? Se marcar, dou-te a camisola.' Bem, entrei e, após cinco minutos ou seis minutos, marquei o golo. Nunca pensei que fosse marcar um golo. Marquei o golo, tirei a camisola, dei-a ao rapazinho e fiquei sem camisola. Vim para aqui [boca do túnel] esperar que o roupeiro me trouxesse outra camisola. E isso marcou-me muito.»

Rui Costa festeja um dos dois golos oferecidos por Cardozo no jogo com o FC Copenhaga, na estreia oficial do paraguaio, em agosto de 2007. Foto André Alves/ASF

O primeiro dia no Estádio da Luz «foi incrível». «Nunca imaginei que a primeira vez que entrei no estádio fosse assim. As pessoas a gritar, a apoiar. Nunca tinha jogado num estádio cheio e a verdade é que me emocionei bastante no primeiro jogo na Luz», afirmou Cardozo, que se estreou, oficialmente, contra o FC Copenhaga (2-1), jogou no qual fez duas assistências para golos de… Rui Costa.

Cardozo guarda com carinho o amor dos adeptos, ilustrado, por exemplo, no cântico que lhe dedicaram: «A verdade é que isso foi incrível. Nunca pensei que fosse ter uma música num clube tão grande como o Benfica. Muito feliz, muito contente. É algo recordarei para sempre. Ninguém o vai apagar.»

Melhor marcador estrangeiro da história do Benfica, com 171 golos, Cardozo foi eleito pelos sócios para o Mural dos Campeões da Luz, inaugurado a 25 de outubro, por ocasião do 20.º aniversário do estádio. «Nunca esperei estar entre os 20 jogadores mais importantes. Obrigado aos adeptos. Penso que fiz bem o meu trabalho. E, ao marcar golos, acho que também conquistei os adeptos. Agradeço às pessoas que votaram em mim», rematou.