15 novembro 2024, 18:16
Com Geny a titular, Moçambique é derrotado em casa
Mali levou a melhor sobre os moçambicanos
Cabo-verdianos não foram além de uma igualdade a um frente ao Egito e falham a qualificação para o CAN; 1-1 também foi o resultado entre guineenses e Essuatíni
Na quinta jornada do grupo C do apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN), Cabo Verde recebeu e empatou com o Egito. 1-1 foi o resultado final. Os cabo-verdianos ficam, desde já, arredados da qualificação para a prova.
Mesmo sem as principais estrelas (Salah e Marmoush), os egípcios, que já estão apurados para o CAN, chegaram à vantagem ainda na primeira parte, através de um tento de Taher Mohamed (31').
Os cabo-verdianos, que contaram com Bruno Varela e Jovane Cabral no onze inicial, foram atrás do resultado e chegaram ao empate já no segundo tempo. Ryan Mendes, de grande penalidade, selou o resultado final, aos 63'.
Com este resultado, os cabo-verdianos ficam com quatro pontos, menos três que o Botsuana, que está na segunda posição. Mesmo em caso de vitória dos tubarões azuis sobre a Mauritânia, na última jornada, o Botsuana terá sempre vantagem no confronto direto, em que tem duas vitórias. Depois de estarem presentes nas últimas duas edições da prova, Cabo Verde volta a ficar de fora da principal competição africana de seleções.
No outro jogo da tarde, Guiné-Bissau não aproveitou o desaire de Moçambique (0-1 frente ao Mali) e empatou frente a Essuatíni, na quinta jornada do grupo I.
15 novembro 2024, 18:16
Mali levou a melhor sobre os moçambicanos
Os guineenses foram superiores durante grande parte da partida, mas revelaram alguma falta de assertividade no último terço e pagaram por isso. Já na reta final da partida, aos 81 minutos, Lindo Mkhonta adiantou a equipa da casa.
Contudo, ainda haveria tempo para os visitantes chegarem à igualdade. Aos 87', Carlos Mané, ex-jogador do Sporting e Rio Ave, fez o tento que deu um ponto aos comandados de Luís Boa Morte.
Para qualificar-se para o CAN, a Guiné-Bissau terá, agora, de vencer Moçambique por mais de um golo, na última jornada da fase de grupos. O encontro decisivo está marcado para dia 19 de novembro, às 16h00 (hora de Portugal continental).