Liga 3 Bruno China motivado para a estreia no comando do Varzim
Quando o relógio marcar as 11 horas deste domingo, Bruno China irá sentir, de facto, o 'peso' de ser treinador do Varzim. O novo técnico dos poveiros, que chegou ao clube durante esta semana, sucedendo no cargo a Tiago Margarido, vai estrear-se no banco dos varzinistas na partida diante do Vitória B, referente à 19.ª jornada da Série B da Liga 3 e que vai realizar-se na Pista de Atletismo Gémeos Castro, em Guimarães.
Na antecâmara da estreia, o antigo médio - enquanto jogador passou por Leixões, Maiorca (Espanha), Rio Ave, Académica e Belenenses - diz-se motivado para conduzir o Varzim à vitória. Até porque, refira-se, a quatro jornadas do final da primeira fase, o emblema da Póvoa de Varzim continua bastante empenhado em garantir o primeiro objetivo traçado para esta temporada, e que passa por garantir o passaporte para a fase de subida à Liga 2. Para já, o Varzim está no 4.º lugar da Série B, com 31 pontos, sendo que, na noite de ontem, viu o SC Braga vencer no terreno do líder, Felgueiras, e, dessa forma, encurtar a desvantagem para apenas 1 ponto. Por outro lado, acrescente-se ainda, os poveiros podem aproximar-se do Lank Vilaverdense, que está no 2.º posto da tabela classificativa (36 pontos), e que já na manhã deste sábado empatou (0-0) no terreno do São João de Ver.
As contas far-se-ão no final, é um facto, e, para já, Bruno China está preocupado em tentar apresentar já uma equipa à sua imagem, sem esquecer que o grande foco está mesmo na conquista dos três pontos. Mesmo que, salienta o técnico, pela frente esteja um adversário com um plantel de qualidade.
«Queremos um Varzim que controle o jogo, que conheça todos os momentos do próprio jogo e que saiba lidar com eles. Queremos ser uma equipa que tenha bola, mas, acima de tudo, que tenha bola com o objetivo de criar dano no adversário, focado na baliza contrária e sempre a pensar em fazer golo. O Vitória tem uma equipa com miúdos de qualidade, com boa formação, mas acreditamos claramente que temos todas as condições para conseguirmos alcançar o nosso objetivo e que passa, naturalmente, por vencer a partida», afirmou o antigo técnico de Leixões, Espinho, Felgueiras e Trofense.
«Estrutura muito profissionalizada e organizada»
E se na mente de Bruno China, durante os últimos dias, esteve, como é fácil de perceber, a tarefa de passar a mensagem aos jogadores o mais rapidamente possível e, além disso, a preparação para o encontro diante do Vitória B, há outro fator que também não passou despercebido ao novo técnico: tudo o que encontrou no emblema poveiro.
Dessa forma, não foi, pois, de estranhar que Bruno China tenha aproveitado a conferência de Imprensa de antevisão do jogo diante dos vimaranenses para deixar um elogio à estrutura dos varzinistas, bem como às condições de trabalho que encontrou na Póvoa de Varzim. Até porque, acrescenta, um clube que 'oferece' este contexto aos jogadores e à equipa técnica só pode aspirar a estar ao mais alto nível.
«Estou muito surpreendido pela positiva com aquilo que encontrei aqui no Varzim. Quer em termos de estrutura, muito profissionalizada e organizada, quer em termos de de condições de trabalho. É um privilégio ter as condições que nós temos aqui para trabalhar. Com todo o respeito que temos pela Liga 3, um clube com estas condições não pode estar neste patamar. No entanto, isso não ganha jogos e temos é de trabalhar para colocar o Varzim no patamar que merece», concluiu.
Estão, então, lançados os dados de Bruno China para a sua nova etapa na carreira. O duelo é diante do Vitória de Guimarães B, clube que está no último lugar da Série B da Liga 3, apenas com 6 pontos, mas esse fator não 'tranquiliza' o novo técnico dos varzinistas. A reta final desta primeira fase é uma realidade e o Varzim é um dos clubes que assumiu, desde o início da época, que tem como grande objetivo a subida à Liga 2. E é com Bruno China, a partir de agora, que os poveiros vão atacar essa meta. Para já, é necessário somar pontos e continuar em lugares de apuramento para a fase de promoção. A começar já pela deslocação a Guimarães, onde, acrescente-se, não vai faltar apoio ao Varzim, estando já garantida a presença de centenas de adeptos dos 'Lobos do Mar'.
Se a isso juntarmos a também indiscutível força que os aficionados dos conquistadores dão sempre à sua equipa, então está garantida uma manhã de grande espetáculo em Guimarães. É o puro futebol da Liga 3 no seu expoente máximo...