Boa disputa entre Estrela e Vizela acaba com igualdade (veja o resumo)
Bruno Wilson, do Vizela (à esquerda), pontapeia a bola perante a pressão de Kikas, do Estrela da Amadora (à direita), com João Reis (de costas) em posição de expectativa. Foto: Rodrigo Antunes/Lusa.

Boa disputa entre Estrela e Vizela acaba com igualdade (veja o resumo)

NACIONAL06.01.202417:26

Vizelenses regressaram inspirados dos balneários, anulando a vantagem que os tricolores traziam do intervalo com um bom golo de Samu, e as duas equipas dividem os pontos em disputa após segundo tempo agradável e competitivo

Muita entrega e competitividade entre Estrela da Amadora e Vizela, que na procura por três pontos…tiveram de contentar-se com um após um primeiro tempo em que a equipa da casa foi manifestamente eficaz e um segundo no qual os visitantes entraram fortes e igualaram. Após o golo da igualdade vizelense, as duas equipas entregaram-se a um jogo bem disputado, ambas em busca de um segundo golo que nunca haveriam de chegar, confirmando-se assim a igualdade final e um ponto para a caminhada de ambos.

Começou melhor o Estrela, que se adiantou no marcador logo aos 7 minutos e através de um cruzamento de Gustavo Henrique que conheceu ainda um contributo importante de Jean Felipe, bem envolvido na frente a reforçar o contingente ofensivo, e a ajudar a que a bola chegasse ideal para o desvio de André Luiz para o primeiro golo da tarde. A partir daí, o conjunto da casa não voltaria a rematar de forma enquadrada até ao intervalo e o controlo pertenceu ao Vizela.

O conjunto vizelense demorou até ser realmente assertivo nos seus intentos, até que aos 42’ o lateral Orest Lebedenko interveio bem pela esquerda e atirou ao poste, indiciando um segundo tempo com os visitantes a entrar com tudo…e tal haveria mesmo de confirmar-se. O Vizela regressou motivado dos balneários e precisou de pouco mais de dois minutos até restabelecer a igualdade através de bonito golo de Samu, que à entrada da área matou e atirou à meia volta para o 1-1.

O Vizela empolgou-se e até dispôs de nova bola no poste, aos 71 minutos, num disparo fulminante de Bruno Wilson, e até celebrou por instantes o golo da reviravolta, mas Samuel Essende encontrava-se adiantado antes de emendar para o fundo das redes do Estrela, que nunca deixou de ter a baliza vizelense em vista e tentou também chegar â vitória. O jogo ganhou particularmente com a ambição das duas equipas e seguiu emotivo até final, apesar de, no final, ninguém ter voltado a finalizar com êxito.

A partida terminou, por isso, empatada, com Estrela da Amadora e Vizela a juntarem mais um ponto às respetivas caminhadas, com os tricolores a subirem ao nono posto, que está, ainda assim, à mercê do Casa Pia, que apenas disputa a sua partida esta segunda-feira, e o Vizela conseguiu o seu objetivo de deixar os lugares de descida automática. No entanto, está dependente das performances de Rio Ave e Desportivo de Chaves, que ainda entrarão em campo pela 16.ª jornada.

Veja o resumo

Recorde abaixo as principais incidências da partida

Final da partida: Estrela da Amadora 1, Vizela 1

Pela boa disputa que a segunda parte proporcionou, a igualdade assenta bem no esforço e compromisso de Estrela da Amadora e Vizela. Ainda assim, as ocasiões mais flagrantes pertenceram à equipa visitante, que terminou com duas bolas nos postes - uma na primeira parte e outra já na segunda - e um golo (nem) anulado.

90+6': Último esforço do Estrela em garantir o triunfo numa bola parada que chegou ao alcance de Ronaldo Tavares, que cabeceou para as mãos seguras de Buntic.

90+5': Substituição no Vizela, com a entrada de Hugo Oliveira pela saída de Diogo Nascimento.

90': Cartão amarelo para Matheus Pereira (Vizela).

88': Terceira tentativa de Ronaldo Tavares, porém novamente sem sucesso: o atacante estrelista trabalhou bem pela direita e atirou já em esforço e ao lado.

87': Matás Lacava dançou sobre o seu marcador direto e encontrou nesga para rematar, mas a tentativa sai torta e por alto.

86': Dupla substituição no Vizela, com as entradas de Jota Gonçalves e Abdul Awudu pelas saídas de Tomás Silva e Orest Lebedenko.

84': Encontro novamente interrompido, agora para assistência a Pedro Sá, que rapidamente se restabeleceu.

Assistência: 3.086 espectadores.

VAR confirma: o adiantamento existe e o golo foi mesmo anulado.

79': Samuel Essnde desvia certeiro na pequena área para o Vizela, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.

71': O Vizela volta a ter os seus intentos negados pelo poste! Desta feita foi Bruno Wilson, que ainda afastado da baliza adversária rematou potente, mas em cheio no poste direito.

70': Na resposta, Ronaldo Tavares novamente perdulário após ter conseguido impor-se perante a defensiva adversária e encontrado espaço para rematar em zona frontal, mas atirando pouco ao lado do poste esquerdo.

69': Essende aproveitou alguma hesitação da defesa do Estrela - provavelmente aguardando por eventual fora de jogo - e conseguiu rematar, embora fraco, para as mãos de Brígido.

68': O Vizela tentou ludribriar o Estrela num livre lateral - ao invés de rematar, Samu serviu Tomás Silva para remate à entrada da área que saiu por cima.

66': Substituição no Estrela da Amadora, com a entrada de Mansur pela saída de Jean Felipe.

63': A bola perde-se pela linha de fundo e Jean Felipe deita-se no relvado a pedir assistência, aparentemente com queixas musculares.

59': O Estrela espanta a pressão visitante e quase regressa ao comando do marcador, mas Ronaldo Tavares, com ângulo já reduzido e descaído para a esquerda, atirou à malha lateral.

56': Tripla substituição no Estrela da Amadora, com as entradas de Johnstone Omurwa, Pedro Sá e Ronald Pereira pelas saídas de Pedro Mendes, Vitó e Gustavo Henrique.

54'. Choque de cabeças entre Tomás Silva, do Vizela, e Nkanyiso Shinga, do Estrela da Amadora, deixou marcas no sul-africano dos tricolores, que precisou de ligadura na cabeça para seguir em jogo.

51': O Vizela galvaniuzou-se com o golo marcado e quase operava a reviravolta através de boa incursão de Matheus Pereira, que a partir da esquerda atirou para boa defesa de Brígido.

48': Golo do Vizela! A equipa visitante alcança, em pouco mais de dois minutos, aquilo que não conseguiu em toda a primeira parte graças à capacidade de Samu, que à entrada da área não enjeitou a bola que lhe chegou a partir de uma tentativa de corte de Shinga a partir do interior da área do Estrela - a bola chegou à entrada da área, a partir de onde o capitão vizelense matou e atirou à meia volta, sem hipótese de defesa para Brígido.

46': Substituição no Estrela da Amadora, com a entrada de Ronaldo Tavares pela saída de André Luiz.

Começa a segunda parte!

Inicia desta feita o Estrela da Amadora com a posse de bola...e a vantagem no marcador, graças ao golo solitário de André Luiz.

Intervalo: Estrela 1, Vizela 0

Vale ao Estrela uma eficácia absoluta, visto ter marcado no único remate enquadrado de que dispôs na primeira parte, logo nos minutos iniciais (aos 7'), por André Luiz. O Vizela assumiu as rédeas do encontro a partir daí, mas de forma pouco efetiva até que aos 42 teve a igualdade impedida pelo poste esquerdo após remate de Lebedenko. Fica a dúvida sobre quem tentará controlar a segunda parte.

Tempo adicional: 2 minutos.

42': Vizela pela primeira verdadeiramente próximo de empatar! Boa jogada de envolvimento dos visitantes e Orest Lebedenko conseguiu invadiar a área contrária para rematar colocado, mas com a bola a embater no poste esquerdo e a desviar-se da baliza do Estrela.

33'. Foi, desta feita, Bruno Brígido quem recebeu assistência na área do Estrela. O guardião, recorde-se, regressou hoje à competição após recuperar de grave lesão que o afastou por mais de três meses. Ainda assim, tudo bem com o guardião e o jogo já foi retomado.

29': A equipa visitante procurou aproveitar a presença dos centrais na área contrária com um cruzamento, mas Anderson Jesus cabeceou fraco e sem dificuldades para Brígido.

27': Bola parada para o Vizela, em posição ligeiramente lateralizada para a esquerda, mas Samu apanhou mal a bola e a tentativa saiu sem perigo.

25': Substituição no Vizela, com a entrada de Matheus Pereira pela saída de Jardel.

24': Jardel Silva senta-se no relvado e pede assistência médica. Jogo interrompido na Reboleira.

18': O Vizela volta a visar a baliza do Estrela, com perigo relativo. Jardel picou a bola para o interior da área a partir da esquerda e Samuel Essende, em esforço, ainda conseguiu cabecear, mas por cima.

15': Procura reagir o Vizela após o golo sofrido. Diogo Nascimento aproveitou algum espaço à entrada da área para rematar a partir de zona frontal, mas o remate embateu em Pedro Mendes e passou por cima da baliza estrelista.

7': Golo do Estrela da Amadora! Ao início de jogo mais afirmativo, o Estrela junta o primeiro golo da tarde. Gustavo Henrique cruzou tenso pela direita, Anderson Jesus tentou o corte, mas sem sucesso e André Luiz surgiu na pequena área a desviar de forma bem sucedida para o 1-0.

Início da partida!

Segue a bola o Vizela. As duas equipas apresentam os respetivos equipamentos tradicionais, o Estrela jogando com camisola tricolor e calções brancos, ao passo que o Vizela atuará de azul celeste e calções azuis escuros.

Suplentes do Vizela: Francesco Ruberto, Hugo Oliveira, Jota Gonçalves, Matheus Pereira, Alex Méndez, Iker Unzueta, Abdul Awudu, Aleksandar Busnic e José Messias.

VIZELA: Fabijan Buntic; Tomás Silva, Bruno Wilson, Anderson Jesus e Orest Lebedenko; Rafael Bustamante, Samu Silva (c) e Diogo Nascimento; Matías Lacava, Jardel Silva e Samuel Essende.

Suplentes do Estrela da Amadora: Edmilson Cambila, Johnstone Omurwa, Ronaldo Tavares, Pedro Sá, Alioune Ndour, Manuel Figueiredo, Mansur e Ronald Pereira.

ESTRELA DA AMADORA: Bruno Brígido, Erivaldo Almeida, Pedro Mendes e Nkanyiso Shinga; Jean Felipe, Léo Cordeiro, Vitó e João Reis (c); Gustavo Henrique, Kikas e André Luiz.

Já há equipas oficiais!

Estrela da Amadora e Vizela, que já se haviam defrontado na presente temporada pela Taça de Portugal, mais precisamente pela 4.ª eliminatória da competição, reeditam, na 16.ª jornada da Liga, esse embate, desta feita no Estádio José Gomes, na Amadora, a partir das 15.30 horas deste sábado.

Siga o jogo aqui.

Boa tarde!