Benfica: «Tiago Gouveia está com fome de afirmação»
Lesão de Neres abre a porta do onze ao extremo; João Tralhão trabalhou com ele e explica o que o jovem pode oferecer à equipa
Tiago Gouveia vai ter oportunidade, este domingo, contra o Arouca, de ser titular pela sexta vez esta época. David Neres lesionou-se na face posterior da coxa esquerda, já não volta esta época e o extremo de 22 anos tem a porta do onze aberta. Para o campo levará, antecipa João Tralhão, que o treinou na formação dos encarnados, a energia de que a equipa precisa para os dois últimos jogos da temporada.
Depois de uma época emprestado ao Estoril, no qual foi treinado por Nélson Veríssimo, Tiago Gouveia voltou ao Benfica, para a equipa principal. Essa experiência, assinala João Tralhão, «foi um passo importante e em frente» na carreira do jovem, afinal somou 30 jogos, cinco golos e seis assistências.
Em julho renovou contrato até 2028 e teve, no verão, a possibilidade de jogar, novamente por empréstimo, no Cádis, Lille e no Championship, segundo escalão do futebol inglês, no qual várias equipas estavam interessadas na cedência. Mas Tiago Gouveia ficou na Luz. «A concorrência é muito grande, mas teve algum de espaço afirmação e apresentou um rendimento ao nível das expectativas», analisa João Tralhão.
Os jogos com Arouca e Rio Ave proporcionam ao extremo a possibilidade de «confirmar tudo o que deixou no ar» das vezes em que Roger Schmidt apostou nele. «Deixou água na boca dos benfiquistas. Estou convencido de que o Tiago tem consciência de que estes dois jogos podem ser encarados como testes, apesar de mais importante ser todo o processo contínuo de evolução esta temporada. E estes dois jogos são uma oportunidade para confirmar aqueles momentos em que teve espaço na equipa», partilha João Tralhão.
Talento e não só
João Tralhão sublinha que Tiago Gouveia «é um jovem com muito talento e já o mostrou». Considera-o «tática e tecnicamente evoluído» e ainda pode oferecer mais à equipa. «Tem trazido uma energia diferente. Está com fome de afirmação, de mostrar que tem valor ajudar. Pode oferecer essa energia renovada, a vontade grande de querer vencer. E isso, no fundo, também é a base de quem quer jogar no Benfica, clube que apaixona e tem de inspirar. O Tiago oferece essa energia nova, essa entrega de quem luta até ao fim», complementa o treinador de 43 anos.
Tiago Gouveia já reconheceu, esta época, que nem sempre tudo lhe correu bem e que «às vezes é complicado» lidar com a pouca utilização. João Tralhão identifica o «miúdo muito genuíno» nessas declarações. «É boa pessoa e um bom exemplo. Se lhe perguntarem pela exibição, não tenta mascarar nada. Isso é reflexo de uma personalidade forte, do caráter dele e da boa educação. Depois, tem um perfil agregador, é muito importante no balneário, alguém que tem facilidade de criar ligações, bem educado, com bons valores. Tem personalidade forte, é inteligente e sociável», remata João Tralhão.