Benfica-Sporting: Que jogadores podem fazer a estreia no dérbi?
O dérbi mais icónico do futebol português está de volta este fim-de-semana, e alguns jogadores estarão na expetativa para a estreia
O Benfica recebe o Sporting na 11ª jornada da Liga, num jogo que pode ser importante para as contas finais do campeonato. Os leões são líderes isolados com 28 pontos, mais 3 do que as águias, e vão tentar contrariar a tendência dos últimos anos no novo Estádio da Luz.
Os encontros entre os rivais da capital têm contado com inúmeros talentos e ilustres nomes ao longo dos tempos. Desde Chalana a Vítor Damas, Coluna a Manuel Fernandes ou Eusébio a Peyroteo, o maior dérbi português tem visto a magia imperar no relvado, e a raça a empurrar quando o talento já não chega.
Este domingo, novos jogadores terão a oportunidade de deixar a sua marca na História desta partida. Quem são eles?
Estreias na Luz, Benfica:
Do lado do Benfica, Trubin terá a estreia praticamente garantida. O guarda-redes ucraniano foi comprado este verão para substituir Odysseas na baliza, e pegou de estaca, sendo quase certa a sua titularidade frente aos rivais da segunda circular. Salvo algum problema de última hora ou uma possível lesão/expulsão durante o jogo, Samuel Soares, André Gomes e Kokubo vão ter de esperar para defrontar os leões.
Na defesa, David Jurásek parece ser a opção mais provável de se estrear em dérbis contra o Sporting. O lateral esquerdo chegou este verão para substituir Grimaldo e, tendo em conta que Bernat se encontra lesionado, é quase certo que o checo entre em campo no domingo. João Victor e Tomás Araújo também estarão à espreita, sendo que, em caso de titularidade, Morato jogará contra os leões na Luz apenas pela segunda vez na sua carreira, depois de os ter defrontado pela primeira e única vez em casa na época de 2021/2022, num jogo da Taça da Liga.
No meio-campo, Kokçu é o único médio da equipa que nunca defrontou o Sporting, mas, tendo em conta a sua lesão, parece pouco provável que o faça este fim-de-semana.
Quanto à frente de ataque, Arthur Cabral, Tengstedt e Tiago Gouveia são os únicos jogadores em posição de se estrearem, visto que todos os outros já o fizeram em épocas passadas.
Estreias na Luz, Sporting:
Sporting parece estar um pouco mais apetrechado neste capítulo. Na baliza, apenas Diego Callai – chegado esta época ao clube – não jogou contra Benfica, mas não parece crível que o faça.
Na defesa, Fresneda estará na expetativa de poder pisar o relvado benfiquista pela primeira vez – embora Rúben Amorim tenha optado por outras soluções para a ala direita dos leões nos últimos jogos –, sendo que Geny Catamo também o poderá fazer caso recupere de lesão.
Quanto ao meio-campo e ao ataque, Hjulmand e Gyokeres serão as escolhas óbvias a estrearem-se no clássico e dérbi lisboeta. Os nórdicos chegaram ao clube este verão, e têm-se revelado apostas certeiras, sendo ambos peça chave na equipa de Rúben Amorim.