«Se Tiago Gouveia quiser singrar na sua posição, terá de procurar outro clube»
Extremo tem sido testado a lateral-direito, mas saída este verão ainda é cenário possível
Tiago Gouveia tem sido aposta a lateral-direito do Benfica durante a pré-época e, com a abundância de opções de que Roger Schmidt dispõe para o ataque, esta parece mesmo ser a posição onde o português poderá ter mais espaço para a época 2024/2025. Ainda assim, depois de Rui Costa assumir que o plantel não está completo, não será de descartar que o extremo formado no clube encarnado acabe por sair até ao final do defeso.
Para Álvaro Magalhães, treinador de 63 anos, Tiago Gouveia «não pode jogar ali» e o Benfica «não deve continuar a fazer experiências de adaptações todas as épocas». «Não quer dizer que não venha a criar rotinas nessa posição, quando se é profissional e gosta de aprender…, mas é um jogador de ala, e a lateral teria de ter mais tempo de treino para praticar o posicionamento», garante o antigo lateral das águias. «Num jogo ou outro pode até cumprir, mas não tem características próprias de um lateral. Mesmo nestes jogos particulares perde-se um pouco na ocupação de espaço», acrescentou.
Também Diogo Luís considera «um grande risco, num clube que tem investido milhões, não tentar encontrar um lateral direito de raiz». O analista de futebol e antigo lateral do Benfica até é da opinião que o número 47 das águias «pode ser um lateral interessante, sobretudo em termos ofensivos, já que o Benfica joga grande parte do tempo no meio-campo adversário», mas questiona-se se Roger Schmidt «optará por Tiago Gouveia ou recorrerá novamente a Aursnes» caso Alexander Bah se lesione ou esteja em má forma.
Os dois consideram que uma saída poderá beneficiar a carreira do extremo. «Se tiver pouco espaço, penso que será preferível colocá-lo noutra equipa para jogar. Nota-se que é bom profissional, é um miúdo que gosta de aprender e trabalhar, mas penso que, para jogar naquela posição, era preferível colocá-lo noutra equipa», sublinhou Álvaro Magalhães. Já Diogo Luís diz que «depende dos objetivos» do jogador: «Se quiser singrar na sua posição, penso que terá de procurar outro clube. Se quiser arriscar e testar-se a lateral-direito, tem essa oportunidade. Neste momento é a segunda opção, mas vamos ver quando chegar a competição oficial se é ele a escolha ou se será Aursnes.»
30 maio 2024, 23:27
Benfica: Tiago Gouveia deve sair
Extremo perde espaço com o regresso de Andreas Schjelderup; tem mercado em França, Espanha, Inglaterra e Rússia; águias admitem empréstimo com opção de compra ou venda definitiva