Benfica: reforços em lista... de espera
Contratação de dois laterais continua a ser a prioridade; outras mudanças no plantel dependem muito das saídas; mas há vários jogadores com possibilidade de deixar a Luz
O Benfica está em campo para contratar, o mais depressa possível, um lateral-direito e um lateral-esquerdo para fazerem concorrência, respetivamente, a Alexander Bah e Álvaro Carreras, e para agir o mais depressa possível, também, para salvaguardar-se de prováveis saídas. Um ou dois avançados poderão chegar à Luz (ver pág. 12), mas esses negócios, que os encarnados estão a preparar, só avançarão em definitivo quando alguém deixar a Luz. O mesmo se aplica para outras posições.
Confirmada a continuidade de Álvaro Carreras, depois de exercida a cláusula de compra por €6 milhões, o Benfica já negoceia a contratação de um lateral-esquerdo, com experiência, que possa dar resposta desportiva imediata e, assim, concorrer pelo lugar com o espanhol de 21 anos, que assinou até 2029. Na direita, Alexander Bah dá mais garantias, apesar de na época passada ter passado muito tempo ausente devido a lesões, daí que o perfil seja diferente, ou seja, alguém mais jovem e ainda com margem de progressão.
Depois de contratado Leandro Barreiro, não serão apenas dois, obviamente, os reforços do Benfica para a próxima temporada. Mas, neste momento, aqueles que estão identificados pelos encarnados e pelos quais, naturalmente, já foram desenvolvidos contactos, estão em lista de espera.
Da defesa ao ataque, e quem sabe se na baliza, perspetivam-se mudanças. O Benfica está disposto a abrir mão de António Silva, assim chegue à Luz uma proposta sempre superior a €50 milhões. Não está prevista a contratação de um defesa-central até porque a eventual partida do internacional português permitiria a subida de Morato na hierarquia. E, por outro lado, Tomás Araújo também dá garantias a Roger Schmidt. Implicaria, sim, a subida de um central da equipa B, provavelmente Adrian Bajrami, 22 anos, 32 jogos, dois golos e uma assistência na Liga 2. O Benfica só contratará um central se saírem António Silva e Morato. O brasileiro tem mercado em Inglaterra. E no último verão esteve perto de sair para lá.
Já no meio-campo o desejo principal é manter João Neves, oferecendo-lhe um contrato novo cujo salário reflita a importância dele na equipa. O desejo pode ser difícil de concretizar. Na Luz esperam ofertas pelo jovem. Depois, para lá de Leandro Barreiro, há ainda João Mário e Florentino. Se algum deles sair será contratado um médio.
Para a ala esquerda, Schmidt conta com Fredrik Aursnes e Andreas Schjelderup, regressado depois de um ano de empréstimo no Nordsjaelland, no qual progrediu tanto que foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Noruega. Na direita, as águias contam com a continuidade de Di María e David Neres.
A posição de segundo avançado passará a ser desempenhada por Orkun Kokçu. Rollheiser é considerado para a ala direita mas também para ser alternativa ao internacional turco.
Este é o plano dos encarnados para a nova época, que as circunstâncias do mercado poderão alterar. Não estão previstas muitas alterações, mas a estrutura do futebol profissional preparou-se para agir. Potenciais alvos estão identificados.
Criativo se Di María sair
O Benfica continua a acreditar que contará com Ángel Di María na próxima época, apesar de ser ainda incerto que isso aconteça. Se o campeão do mundo de 36 anos decidir voltar ao país, nomeadamente ao Rosario Central, ou aceitar outra oferta, os encarnados vão ao mercado para contratar um criativo, que possa jogar numa das alas e como segundo avançado.
As últimas ameaças a Di María e respetiva família reforçaram a convicção de que o campeão do mundo vai renovar. O Benfica quer manter Di María, embora a estrutura do futebol profissional esteja consciente de que a gestão física de el fideo, apesar dos 48 jogos, 17 golos e 13 assistências da época passada, terá de mudar.
Acompanhe tudo sobre transferências na nossa lista de mercado.