Benfica puxa dos galões (e dos reforços) nos Açores
Águias goleiam Lusitânia (4-1), com clara influência de Gonçalo Guedes e Arthur Cabral, que renovaram ataque da equipa de Schmidt, e continuam na Taça de Portugal
O Benfica avança para a fase seguinte da Taça de Portugal, mas sem evitar a sua dose de sofrimento nos Açores.
Os encarnados rapidamente chegaram à vantagem, com golo bonito de João Mário ao minuto 9, calcanhar perfeito na bola, Rafa haveria de alargar a vantagem aos 36' e dar a ideia de que as coisas estariam a resolver-se, mas os açorianos lançaram a incerteza perto do intervalo. Falta de Aursnes sobre Gonçalo Cabral, Ferrara a converter, ao minuto 45+1, dando esperança ao Lusitânia.
Segunda parte com início morno, mas com nota muito importante: entrada de Gonçalo Guedes. O avançado do Benfica, à procura da melhor forma, rapidamente mostrou que pode ser válido a curto prazo e foi um dos responsáveis pela destruição da defesa açoriana na segunda parte. Ao minuto 68, passe de classe para o 3-1, da autoria de Arthur Cabral, que também mostrou qualidade pela forma como evitou o guarda-redes. E para o ponta de lança foi um golo de alívio, tal a pressão sobre ele. A estreia a marcar pelas águias.
Guedes nunca desistiu de chegar ao seu golo, por duas vezes marcou e por duas vezes viu o lance invalidado, e bem, pela equipa de arbitragem, e seria Tiago Gouveia a encerrar as contas: 4-1, com lance individual ao minuto 87, que fica marcado na história pessoal como primeiro golo pela equipa principal do Benfica.
As incidências do encontro:
Termina nos Açores, Benfica avança!
Vitória segura dos encarnados, com boa réplica do Lusitânia na primeira parte. Gonçalo Guedes ajudou a desequilibrar a balança em jogo de golos bonitos.
87' - GOLO! 1-4, por Tiago Gouveia! Primeiro golo com a camisola da equipa principal do Benfica, após fuga pela direita e toque de classe a evitar Diogo Sá.
85' - Segundo golo anulado a Gonçalo Guedes, agora por falta do avançado do Benfica na área, empurrando o marcador direto para poder cabecear.
76' - No Benfica saem Rafa e Arthur Cabral e entram Tiago Gouveia e Petar Musa; no Lusitânia sai Gonçalo Cabral e entra Paulo Bessa.
72' - Jurásek apanhado em fora de jogo, golo invalidado a Gonçalo Guedes. Boa decisão da equipa de arbitragem.
68' - GOLO! 1-3, por Arthur Cabral! Belo lance de Guedes, com passe primoroso a isolar o ponta de lança, Cabral pica a bola com classe à saída do guarda-redes do Lusitânia.
Agravam-se as más condições nos Açores, chuva intensa e algum vento.
63' - Sai Luís Fellipe, entra Mada Pereira. Mudança no Lusitânia.
60' - Benfica perto do 3-1! João Neves dispara de zona frontal, bola quase a tocar o poste direito da baliza do Lusitânia.
59' - Morato cabeceia por cima da trave, na sequência de canto do lado direito do ataque do Benfica.
54' - Guedes tenta de longe, defende Diogo Sá! Pressiona o Benfica!
52' - Depois de uma tentativa de Guedes, insistência de Jurásek, que cruza bem para o coração da área, onde Arthur Cabral falha o desvio com alguma falta de qualidade.
Gonçalo Guedes rende Tengstedt no ataque e Jurásek substitui Bernat no lado esquerdo da defesa.
Começa a segunda parte!
Gonçalo Guedes e David Jurásek aceleram o aquecimento durante o intervalo.
Intervalo nos Açores!
Superioridade indiscutível do Benfica, mas Lusitânia relança a partida com golo em cima do período de descanso!
45' - GOLO! 1-2, por Ferrara, de penálti! Bola para o lado esquerdo de Samuel Soares, sem hipóteses!
43' - Penálti para o Lusitânia! Aursnes atinge com o braço Gonçalo Cabral em plena área do Benfica, boa decisão!
36' - Perigo açoriano! Gonçalo Cabral, uma vez mais ele e o seu pé esquerdo, atira de longe, mas com violência, obrigando Samuel Soares a desviar para canto.
36' - GOLO! 0-2, por Rafa! Atacante, isolado e em zona frontal, só teve de escolher o lado e evitar a mancha de Diogo Sá. Algumas dúvidas em relação à posição do benfiquista entretanto dissipadas. Rafa está em jogo quando Chiquinho faz o passe.
Lusitânia não se entrega, apesar da desvantagem, e procura aproximar-se da área do Benfica, mas sem grande perigo.
24' - Lusitânia ao ataque! Perigo açoriano a sair do pé esquerdo de Gonçalo Cabral, que dispara de fora da área para defesa de Samuel Soares.
23' - João Neves cheio de classe na forma como foge ao seu marcador e como depois cruza para Arthur Cabral, que desvia a bola, mas ao lado da baliza.
11' - Tengstedt muito perto de aumentar a vantagem! De cabeça, falha por pouco a baliza açoriana. Aursnes uma vez mais no serviço.
9' - GOLO! 0-1, por João Mário. O médio dispara na área e Diogo Sá defende, na sequência da jogada Aursnes serve o capitão do Benfica, que finaliza de calcanhar!
7' - Dúvidas em campo, mais a mais sem VAR, mas queda de Tengstedt acontece fora da área do Lusitânia.
Poderia ser um dérbi de Lisboa em solo açoriano, face aos equipamentos das duas equipas: Lusitânia como o Sporting, Benfica no seu equipamento tradicional.
2' - Começam bem os encarnados! Bernat rompe na área e serve Rafa, que atira para defesa de Diogo Sá!
Começa a partida nos Açores!
As equipas já pisam o relvado, encontro terá início dentro de momentos.
O jogo será dirigido pela equipa de arbitragem liderada por Ricardo Baixinho, da AF Lisboa. José Mira e Nuno Pires serão os assistentes, Diogo Rosa será o 4.º árbitro. Nesta ronda ainda não existe VAR.
Luís Carneiro, presidente do Lusitânia, confiante para a partida, em declarações à Sport TV: «É uma festa para a cidade de Angra do Heroísmo receber o campeão nacional em título, espero que haja festa da Taça aqui!»
Encontro entre duas equipas que nunca se defrontaram e que vai ser disputado sob condições difíceis: muita chuva!
Onze do Lusitânia: Diogo Sá, David Semedo, Diogo Careca, André Amaral, Enzo Ferrara, Rafael Santos, Bavikson, Biai, Pedro do Rio, António Legatheaux, Gonçalo Cabral e Luís Filipe. Treinador: Ricardo Pessoa. Suplentes: Rui Santos, Emerson Gomes, Itto Cruz, Ragner Paula, Bernardo Soares, Didier Mosquera, Mada Pereira, Kaio Felipe e Paulo Bessa.
Benfica vai apresentar-se assim: Samuel Soares; Aursnes, António Silva, Morato e Bernat; João Neves e Chiquinho; João Mário, Tengstedt e Rafa; Arthur Cabral. Treinador: Roger Schmidt. Suplentes: Leo Kokubo, João Victor, Jurásek, Tomás Araújo, Florentino Luís, Tiago Gouveia, Gonçalo Guedes e Musa.
Já há onze do Benfica!
O Lusitânia, líder da Série C do Campeonato de Portugal, chega à partida com série de quatro vitórias e um empate.
O Benfica apresenta-se sem seis das suas principais unidades: Trubin, Di María, Otamendi, Bah, David Neres e Kokçu.
Boa tarde, acompanhe connosco minuto a minuto a partida da 3.ª Eliminatória da Taça de Portugal entre Lusitânia dos Açores e Benfica, com hora marcada para as 16.30 horas do Continente e Madeira, menos uma hora no local do encontro.