27 fevereiro 2025, 12:01
Espanhóis avisam: Pavlidis «é o monstro que assusta» o Barcelona
Jogo com os catalães foi o ponto de viragem do avançado grego, que soma 11 golos em pouco mais de um mês; tem números que «metem medo»
Hat-trick no primeiro jogo ainda está na cabeça dos catalães; números do grego, na Champions e não só, começam a impressionar
Pavlidis atravessa um momento de forma fulgurante e representa uma das principais preocupações do Barcelona para a deslocação ao Estádio da Luz, da próxima quarta-feira, primeira mão dos oitavos de final da UEFA Champions League.
É um fantasma que os catalães trazem com eles do encontro com o Benfica esta temporada na fase de Liga da competição, também na Luz. Um jogo que o Barcelona venceu por 5-4 — com os encarnados a queixarem-se de decisões dos árbitros que influenciaram o resultado — e no qual Vangelis Pavlidis marcou três golos.
27 fevereiro 2025, 12:01
Jogo com os catalães foi o ponto de viragem do avançado grego, que soma 11 golos em pouco mais de um mês; tem números que «metem medo»
«Pavlidis mete medo ao Barça», destacou o jornal catalão Sport, lembrando que o internacional grego de 26 anos «chega no melhor momento» a este jogo e será «a principal ameaça». O atacante junta agora a capacidade goleadora à disponibilidade defensiva que sempre mostrou desde que foi contratado, esta época, aos neerlandeses do AZ Alkmaar, por €18 milhões, e colocou ponto final nas dúvidas sobre o acerto da aposta do Benfica.
4 junho 2024, 07:00
Pierre van Hooijdonk, que brilhou na Luz e na seleção dos Países Baixos, garante que o grego «é um jogador completo»; «É inteligente e um grande finalizador», afirma, em exclusivo a A BOLA
Os números do grego começam a ser muito convincentes. Soma 18 golos e 8 assistências em 39 jogos na totalidade das provas, o que dá uma média de quase 1 golo a cada 2 jogos (0,46).
Destaca-se sobretudo este ano, com 11 golos nos últimos 10 jogos e um contributo na UEFA Champions League especialmente marcante. Pavlidis tem 7 golos nos últimos 10 jogos e entrou nos cinco primeiros da lista dos melhores marcadores de sempre do Benfica neste formato da UEFA Champions League — tem à frente dele Nuno Gomes (7 golos), Rafa (9), João Mário (9) e o paraguaio Óscar Cardozo (11).
Olhando para todos os formatos da competição, pelo Benfica, Pavlidis igualou os 7 golos marcados numa só temporada pelo russo Sergei Yuran, em 1991/92, e por José Augusto, em 1960/61; fica a 2 de igualar Eusébio e José Torres, que marcaram 9 cada um em 1964/65.
O líder dos benfiquistas com mais golos numa só edição tendo em conta todos os formatos, Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus, continua a ser José Águas, com os 11 golos que apontou em 1960/61.
O internacional grego do ataque dos encarnados é o quinto melhor marcador da Champions desta época — tem os mesmos 7 que Mbappé (Real Madrid), Vinícius Junior (Real Madrid) e Harry Kane (Bayern), e menos 1 que Raphinha (Barcelona) e Haaland (Manchester City), e menos dois do que Lewandowski (Barcelona). O líder dos goleadores é Guirassy (Dortmund), com 10 golos.
13 fevereiro 2025, 22:52
Ponta de lança do Benfica chegou ao oitavo remate certeiro do ano e colocou-se ao nível de Lewandowski, Haaland, Lautaro Martínez e Ronaldo
O ponta de lança do Benfica, nos 7 golos que marcou na Liga dos Campeões desta temporada, tem uma média de quase 1 golo por jogo (0,7); marca a cada 104 minutos em campo.
«Estou feliz, estou a tentar fazer o melhor para a equipa. Sinto-me bem, estou-me a adaptar ao estilo de jogo da equipa e a cada jogo que passa é melhor para mim», admitiu Pavlidis depois do jogo de quarta-feira com o SC Braga, no qual o grego marcou o único golo da partida e, assim, garantiu a qualificação da equipa para as meias-finais da Taça de Portugal.
26 fevereiro 2025, 21:27
Dahl assistiu para o 18.º golo da época do grego
Olhando para a carreira de Pavlidis, em 39 jogos desta época, com as 8 assistências, está apenas a 4 do melhor registo neste parâmetro, que conseguiu em 2022/23, com a camisola do AZ Alkmaar; mas ainda lhe faltam golos para atingir os 25, 22 e 33 alcançados nas três temporadas pelos neerlandeses antes de assinar pelo Benfica.
O ponta de lança assinou pelos encarnados até 2029, com uma cláusula e rescisão de €100 milhões. Está a entrar no lote dos goleadores de eleição, que marcam mais de 20 golos por temporada, e aponta nesta altura ao jogo de quarta-feira com o Barcelona. Merecerá atenção especial dos comandados pelo alemão Hans-Dieter Flick.