Benfica goleia na ressaca europeia
Encarnadas tiveram algumas dificuldades, mas acabaram mesmo por golear o Estoril, por 4-1
De volta aos jogos na Liga portuguesa depois de garantir um lugar na segunda ronda de qualificação para a Liga dos Campeões feminina, o Benfica foi à Amoreira golear (4-1) o recém-promovido Estoril, em jogo a contar para a segunda jornada. Contudo, apesar do resultado dilatado, foi tudo menos um jogo fácil para as águias.
As comandadas de Filipa Patão foram as primeiras a inaugurar o marcador no Estádio António Coimbra da Mota. Aos 8 minutos, num grande lance de ataque das encarnadas, Nycole fez um passe magistral de trivela para encontrar Davidson na esquerda. A canadiana, por sua vez, rematou para defesa incompleta da guarda-redes do Estoril, mas, na recarga, Martín-Prieto desviou, em esforço, para o fundo das redes.
Esperava-se um domínio ainda maior das encarnadas, mas não foi o que aconteceu. As canarinhas, aos poucos, iam mostrando algum atrevimento e conseguiram restabelecer a igualdade em cima do intervalo. A capitã Sara Brasil (42’) arrancou pela direita, fletiu para o meio, deixou Lund pregada ao chão e, de fora da área, rematou em arco para empatar a partida com um golaço!
Se a primeira parte foi de maior domínio do Benfica, o mesmo não se verificou na segunda. O Estoril ia, como podia, causando algum perigo às águias, mas a experiência acabou por fazer a diferença no jogo. Aos 78 minutos, num belo lance individual, Nycole cruzou rasteiro na esquerda, a bola ressaltou na defesa canarinha, Daniela Santos, acabando por trair a guarda-redes do Estoril.
O Benfica viu o caso mal parado, mas contou com alguma ajuda para chegar ao empate. A partir daí, o Estoril perdeu gás e não conseguiu acompanhar e as encarnadas que, por sua vez, agigantaram-se nos minutos finais e transformaram aquilo que foi um jogo muito difícil, numa goleada. Martín-Prieto (83’) ‘bisou’ com um golaço de calcanhar e as contas foram fechadas pela recém-entrada Ucheibe (85’), que arrumou a questão com um golo de cabeça.
Declarações no final da partida
No final do encontro, Nycole Raysla e Filipa Patão estiveram presentes na zona de entrevistas rápidas do Canal 11. Veja o que disseram a jogadora e a treinadora do Benfica.
Nycole: «Conseguimos o mais importante que foi a vitória. Apesar da primeira parte não ter sido tão boa, conseguimos recuperar durante o jogo. Saímos com a vitória e hoje é aproveitar que na quarta-feira temos um novo desafio. Liga dos Campeões? Estamos preparadas, com certeza. Estamos desde o início da época a trabalhar para este momento. Acredito que vamos estar mais do que prontas»
Filipa Patão: «Jogo mais difícil do que esperava? Não, já tinha dito na antevisão que o Estoril é organizado e tem boas ideias. Começamos bem, perdemos velocidade no jogo e ao intervalo tivemos de mudar a atitude em campo que, na minha opinião, não foi a melhor. Isso fez a diferença para o que precisávamos. As jogadoras têm de estar focada em todos os momentos que têm. Se isso não acontecer, então não sabem estar num clube como o Benfica. Temos de trabalhar para não voltar a ter uma primeira parte pobre, como esta, e para ter mais segundas partes muito boas, como a que fizemos.»