Benfica garantido nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões... e a torcer pelo Leverkusen

Benfica garantido nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões... e a torcer pelo Leverkusen

NACIONAL28.04.202417:53

Vitória frente ao SC Braga garante às águias a presença na (nova) liga milionária em 2024/25; se Leverkusen vencer a Liga Europa, Benfica não necessitará de jogar as pré-eliminatórias, mas também Atalanta e Roma poderão servir os interesses encarnados

O suado triunfo (3-1) frente ao SC Braga, no Estádio da Luz, permitiu ao Benfica, para além de adiar a festa do título do Sporting para a próxima jornada da Liga, carimbar imediatamente a presença na Liga dos Campeões em 2024/25, uma vez que as águias têm 76 pontos e o FC Porto já só poderá chegar, no máximo, aos 74.

A presença das águias na terceira pré-eliminatória — necessitando ainda de passar pelo play-off para chegar à fase de grupos — está garantida, mas pode nem ser necessária, caso não seja campeão nacional e o Bayer Leverkusen, campeão alemão que já tem garantido o lugar na Liga dos Campeões via campeonato, vença a Liga Europa.

E até poderão ser a Roma ou a Atalanta, também ainda em prova na competição europeia, a dar uma ajuda aos encarnados, caso vençam o troféu e terminem a Serie A nos quatro primeiros lugares. À entrada para a jornada 34, a Roma estava a quatro pontos do Bolonha e a Atalanta (com menos um jogo) a oito.

Os regulamentos da UEFA causaram dúvidas sobre se bastaria Roma ou Atalanta vencerem a Liga Europa e terminarem no 5.º lugar para que o Benfica tivesse acesso direto à Champions, porque a Itália já garantiu uma vaga extra na competição milionária fruto do ranking deste ano. Fonte da UEFA, no entanto, já garantiu a A BOLA que a vaga na Champions para o vencedor da Liga Europa só passará para o Benfica (porque, se for segundo, será o clube com melhor ranking entre os que estariam nas pré-eliminatórias) caso a equipa em questão termine o seu campeonato em lugar de acesso à Liga dos Campeões.

Isto porque há uma ordem no preenchimento das vagas e a da Liga Europa é preenchida primeiro. Assim, se a Roma vencer a segunda competição europeia e for 5.ª na Serie A, entra na Champions como vencedora da Liga Europa. Só depois é preenchida a vaga extra a que Itália terá direito, que nesse caso iria para o 6.º classificado do campeonato italiano.

A confusão nasceu porque nos regulamentos da nova Liga dos Campeões a UEFA, na questão do preenchimento da vaga pelo ranking, especifica que essa vaga vai para o clube melhor classificado no campeonato que não se tenha apurado para a fase de liga da Champions através do próprio campeonato — o que poderia dar a entender que, no caso de Itália, iria sempre para o 5.º classificado da Serie A, mesmo que esse estivesse apurado para a Champions por ter vencido a Liga Europa. A UEFA já fez saber informalmente, porém, que essa referência ao campeonato é apenas para especificar que não será o vencedor da Taça a ser promovido.

Na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, para além, potencialmente, do vice-campeão português, estarão ainda o 4.º classificado de França, o 2.º da Escócia, o 3.º dos Países Baixos, o 2.º da Bélgica e três equipas provenientes da segunda pré-eliminatória.

Em 2024/25, a Liga dos Campeões, já se sabe, sofrerá uma revolução no formato: passará dos habituais oito grupos de quatro equipas para uma liga com 36 equipas, no qual cada equipa fará oito jogos, todos eles contra diferentes adversários.

*Artigo atualizado às 17.55 horas de domingo, 28 de abril