Benfica atrás do Brest: os critérios de desempate da Champions
Benfica goleou o At. Madrid (foto: Miguel Nunes)

Benfica atrás do Brest: os critérios de desempate da Champions

Águias perdem para a equipa francesa nos golos marcados fora

Integrado no lote de equipas com duas vitórias em duas jornadas da Liga dos Campeões, o Benfica ocupa a terceira posição da tabela classificativa, atrás do Brest e à frente do Bayer Leverkusen.

No comparativo com a equipa francesa, as águias apresentam a mesma diferença de golos (+5), perante o mesmo número de golos marcados (6) e sofridos (1), mas perdem no terceiro critério de desempate: os golos marcados fora de casa. O Benfica ganhou 2-1 no reduto do Estrela Vermelha, na ronda inaugural, enquanto que o Brest foi golear a Salzburgo, esta terça-feira (0-4).

Embora estejam cumpridas apenas duas jornadas da Champions, vale a pena começar a olhar já para os critérios de desempate, até porque o formato mudou e o critério direto deixou de ser aplicável, por exemplo.

Da primeira à penúltima jornada, a UEFA determina que a classificação, em caso de igualdade pontual, é definida pelas primeiras cinco alíneas do artigo 18 do regulamento. A saber:

a)       Superior diferença de golos na fase de Liga;

b)       Maior número de golos marcados na fase de Liga;

c)       Maior número de golos marcados fora na fase de Liga;

d)       Maior número de vitórias na fase de Liga;

e)       Maior número de vitórias fora na fase de Liga

Caso duas (ou mais) equipas estejam empatadas em todos estes critérios, antes ainda das contas finais, a UEFA determina que terão a mesma classificação, ordenada alfabeticamente com base na abreviação do nome da equipa.

Quando estivermos a falar da classificação final, após a oitava jornada, então aí entram mais cinco critérios de desempate:

f)         Maior número de pontos obtidos coletivamente pelos adversários da fase de Liga;

g)       Superior diferença de golos coletiva dos adversários da fase de Liga;

h)       Maior número de golos obtidos coletivamente pelos adversários da fase de Liga;

i)          Menos pontos disciplinares, baseados em cartões amarelos e vermelhos admoestados a jogadores e outros elementos da equipa na fase de Liga (três pontos por expulsão e um ponto por cartão amarelo).

j)          Maior coeficiente do clube.