Bélgica: Jogo vai ser repetido devido a erro de arbitragem
Imago

Bélgica: Jogo vai ser repetido devido a erro de arbitragem

INTERNACIONAL26.01.202418:15

Anderlecht-Genk, disputado a 23 de dezembro e que terminou 2-1, vai ser realizado novamente. Conselho Disciplinar da federação belga tomou decisão na sequência de queixa do clube derrotado. Em causa está uma grande penalidade

O Conselho Disciplinar da federação belga decidiu que o jogo Anderlecht-Genk, disputado no dia 23 de dezembro e que terminou com vitória caseira por 2-1, terá de ser repetido, anunciou o clube derrotado em comunicado.

«O Conselho de Disciplina decidiu que o jogo Anderlecht-KRC Genk do final do ano passado deverá ser repetido. Em primeira instância, o Conselho de Disciplina declarou-se competente para se pronunciar sobre a matéria. Anulou assim a decisão do departamento de arbitragem profissional, que optou pela não repetição da partida. O Conselho seguiu o argumento do KRC Genk segundo o qual os árbitros aplicaram mal as regras durante a marcação de uma grande penalidade. O KRC Genk espera que em breve seja encontrada uma data para repetir o jogo», pode ler-se no comunicado.

Bryan Heynen, do Genk, no instante em que converteu a grande penalidade (Imago)

O Genk apresentou queixa contra a arbitragem desse jogo junto da federação logo após a derrota a 23 de dezembro, alegando erro técnico do árbitro Nathan Verboomen. Com o marcador a zeros, Kasper Schmeichel, guarda-redes do Anderlecht defendeu um penálti cobrado por Bryan Heynen e, na sequência da defesa, Yira Sor fez o 1-0 para o Genk. Alguns minutos depois, porém, o árbitro anulou o golo, após ter sido avisado pelo VAR de que Sor havia entrado na grande área antes da marcação da grande penalidade. 

O juiz assinalou, então, livre indireto para o Anderlecht, mas, na análise posterior das imagens, já após o encontro, o Genk detetou que Yari Verschaeren (Anderlecht) também havia entrado na área, o que, de acordo com os regulamentos, levaria a que o penálti tivesse de ser repetido. 

O Genk assinala que, além da entrada do seu jogador, também um elemento do Anderlecht estava dentro da grande área (DR)

No dia 8 de janeiro, o departamento de arbitragem profissional (PRD) da federação (União Belga de Futebol) indicou que «foi um erro de arbitragem na avaliação e na observação de um ato» de jogo. 

«Não houve, portanto, nenhum erro na aplicação das regras do jogo», concluiu o referido departamento, referindo que a partida não seria repetida. Uns dias depois, a 17 de janeiro, o Genk anunciou que recorreria para o Conselho Disciplinar, que decidiu esta sexta-feira pela repetição.

No caso, já conhecido como penáltigate, o advogado do Genk, Jochem Martens, refere que a falta de observação de todos os jogadores «é uma má aplicação das regras e não um erro humano». Já o seu homólogo do Anderlecht, Walter Damen, acredita que o árbitro Nathan Verboomen «não tinha as informações corretas para aplicar devidamente os regulamentos». E acrescenta, ainda, que o Conselho Disciplinar não tinha jurisdição sobre este caso.

A verdade é que o Conselho considerou que tinha jurisdição e decidiu. Está aberto o precedente...

Tags: